segunda-feira, 26 de junho de 2023

Caso para reflexão: Saveiro e como a Volkswagen vem penando para abrir mão dos motores de aspiração natural

Último modelo da Volkswagen a oferecer um motor flex acima de 1.0L com aspiração natural no Brasil, a Saveiro pode fomentar uma série de reflexões no tocante a mudanças tanto da percepção do público quanto das regulamentações e os respectivos impactos na oferta de motores em modelos de diferentes perfis. O motor 1.6 ainda mantém a injeção sequencial no coletor ao invés da injeção direta que hoje é habitual em motores turbo a gasolina ou flex, e nesse caso a simplicidade tem a vantagem de dispensar filtros de material particulado análogos ao DPF que já vinha sendo usado nas gerações mais recentes de motores turbodiesel mundo afora. A aparente simplicidade também pode parecer tentadora para quem vê uma eventual liberação do Diesel em veículos leves como algo distante, e quanto aos combustíveis alternativos tende a depositar as fichas no etanol a partir que o pré-aquecimento elétrico passou a ser padrão para atender às normas de emissões evaporativas a partir de 2022 inviabilizando o "tanquinho" auxiliar de gasolina para a partida a frio e a maior facilidade para uma conversão ao gás natural com a ausência da injeção direta.

E mesmo que o turbo hoje seja imprescindível especialmente nos motores Diesel para que consigam um desempenho satisfatório, diante das expectativas de um público generalista condicionado a ver potência como o único parâmetro que vá definir o quão bom um motor seria, e também para atender a normas de emissão mais restritivas inviabilizando o uso de motores desproporcionalmente maiores que similares a gasolina ou flex, é natural que também encontre oposição dos operadores com perfil mais conservador e temeroso pela necessidade de um maior rigor na observância da manutenção preventiva e do uso de um óleo lubrificante dentro das especificações mínimas exigidas pelo fabricante. Não é à toa que motores turbo ainda são pouco comuns nas pick-ups compactas, além do mais que utilitários não costumam ter a mesma vantagem de um IPI diferenciado de acordo com faixas de cilindrada e portanto uma pick-up 1.0 tanto turbo quanto aspirada é basicamente desincentivada no Brasil. Um custo de fabricação menor para um motor 1.6 aspirado, mesmo com 4 cilindros enquanto entre os 1.0 tem predominado a configuração de 3 cilindros, é outro fator que não pode ser esquecido, bem como o maior custo dos componentes de um sistema de injeção direta e do filtro de material particulado que se torna necessário.

Ao menos na teoria, um uso mais amplo do turbo e da injeção direta visando tanto o desempenho mais próximo ao de um motor a gasolina ou flex de cilindrada superior quanto uma economia de combustível comparável aos turbodiesel parece tentadora, mas é pertinente recordar que esse mesmo incremento na sofisticação acabou afastando uma parte tradicional do público dos motores Diesel que demonstrava um maior apreço pelo viés essencialmente utilitário. Portanto, na prática uma presença mais impositiva do turbo em motores a gasolina ou flex pode se tornar desafiadora para um fabricante como a Volkswagen, além do mais considerando um perfil tradicionalmente mais austero que exigia motores o mais à prova de burro possível. Enfim, tendo em vista que na ignição por faísca um motor mais "arcaico" ainda pode ser enquadrado mais facilmente em normas ambientais atuais tendo em vista que a ausência do turbo é o único "defeito" aos olhos de uma parte do público, é compreensível que ao longo dos últimos 20 anos a Volkswagen só agora tenha conseguido se aproximar da meta de abrir mão dos motores de aspiração natural...

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html