sexta-feira, 2 de junho de 2023

Rápida observação: Kia Carnival de 4ª geração e a quantidade de assentos

A categoria das minivans de um modo geral, que teve uma origem mais modesta e utilitária, incorporou um perfil mais luxuoso como na 4ª geração da Kia Carnival cujas versões mais facilmente encontradas na maioria dos países onde é vendida tem entre 7 e 8 assentos. No entanto, em alguns países asiáticos, a opção por uma configuração de 11 assentos que proporciona um enquadramento mais favorável quanto a impostos também se destaca, além do mais que em alguns dos países onde é oferecida como a Malásia e a Indonésia o modelo só é oferecido com o motor Smartstream D2.2 turbodiesel ao invés do 3.5 V6 a gasolina que é o único disponível no Brasil. E embora a princípio o público mais comum para o modelo no Brasil não viesse a se dispor a mudar a categoria da carteira de motorista para poder conduzir uma versão com 11 assentos, que passaria a ser enquadrada como microônibus pelos burocratas, poderia até ter boas perspectivas de mercado para alguns serviços como transfers de hotéis (embora um bagageiro de teto ou um reboque se fizesse necessário para transportar um volume razoável de bagagem), tendo em vista que seria um pretexto para também ser trazido o motor turbodiesel para o mercado brasileiro.
E em que pesem as diferenças conceituais, com a Carnival adotando uma configuração consolidada em meio à ascensão das minivans nos Estados Unidos entre as décadas de '80 e '90 mas com o tamanho até um tanto exagerado que se observa nas gerações mais recentes de automóveis de todas as categorias, e a Besta quadrada que chegou em um determinado momento a ser o importado mais vendido no Brasil em meio à renovação que a reabertura das importações na década de '90 proporcionou ao segmento de vans para utilização estritamente comercial mas mantendo o perfil de monovolume e o motor logo abaixo dos bancos dianteiros, é inevitável a comparação pela Besta ter chegado com a mesma configuração de 11 assentos usada em alguns países pela Kia Carnival de 4ª geração. Por mais que sejam perfis de uso diferentes, o fato de algumas versões de passageiros da Besta terem sido homologadas com capacidade de carga nominal abaixo do mínimo de uma tonelada ainda hoje exigido no Brasil para veículos de tração simples e até 9 assentos serem formalmente reconhecidos como "utilitários" visando assegurar o direito ao uso de um motor Diesel é um precedente pertinente. Por mais improvável que possa parecer, ainda seria aplicável a uma minivan de pretensões mais sofisticadas a mesma estratégia que serviu a uma van mais voltada ao uso comercial...

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html