quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Mais uma pérola aleatória da internet: carro chinês adaptado com motor estacionário de 1 cilindro horizontal


Embora muitos digam que a gambiarra é uma instituição brasileira, tal ditado é uma meia-verdade, e até do outro lado do mundo há quem incorpore uma mistura de McGyver com Professor Pardal. No caso desse vídeo que tem circulado principalmente em grupos do Whatsapp, aparece um sedan FAW Xiali adaptado com motor Diesel de apenas 1 cilindro horizontal, ao que tudo indica uma cópia chinesa daqueles motores Yanmar ou Kubota de origem japonesa que no Brasil são muito conhecidos pelo uso em microtratores Tobatta e similares. Infelizmente não há como ver o acoplamento entre o motor e o câmbio, embora nesse tipo de motor seja comum o acoplamento ao câmbio no caso de tratores ou a outros implementos no caso de aplicações estacionárias através de correias, com o grande e pesado volante do motor já tendo polias incorporadas como uma peça única. Chama a atenção que, devido ao uso de um tanque (hopper) de água ao invés de um radiador para fazer o arrefecimento do motor, nesse caso por perda total da água ao invés de recirculação, e também o tanque de combustível montado imediatamente acima do motor, foi simplesmente feito um corte no capô para o conjunto formado pelo motor e pelos tanques de combustível e da água para o arrefecimento ficar acomodado. A saída do escapamento ser também visível no capô, com um simples cano vertical passando por outro corte, confere um aspecto ainda mais inusitado à adaptação. A partida manual por uma manivela, acoplada ao virabrequim por um orifício no paralama dianteiro direito, é outra característica curiosa, além do mais que muitos desses motores já dispõem da partida elétrica ao menos como opcional. O fato dos antigos Tianjin Xiali, e depois FAW Xiali, serem baseados na 3a geração do Daihatsu Charade, também tem contornos curiosos por ter sido a última geração do modelo a ter em alguns países a opção por motores Diesel de 1.0L e 3 cilindros, faixa de cilindrada bastante próxima às da maioria desses motores estacionários de 1 cilindro.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html