segunda-feira, 8 de julho de 2024

Triciclos utilitários adaptados a partir de motocicletas: uma consequência improvável da restrição aos motores Diesel em veículos leves no Brasil?

A logística de cargas pode ser mais complexa do que pareça à primeira vista, e para alguns transportes de "última milha" alguns veículos menores podem ser mais úteis de acordo com o quão fracionada seja a carga, principalmente nas regiões centrais de grandes metrópoles onde um trânsito pesado também se torna um desafio adicional à eficiência da operação. E como as restrições ao uso de motores Diesel com base nas capacidades de carga e passageiros ou tração ainda em vigor no Brasil acabam impedindo que um único combustível atenda a toda a frota de um operador, é previsível que opções "exóticas" como uma moto convertida em triciclo através de um kit industrializado e padronizado atraiam o interesse de algumas empresas para aplicações estritamente profissionais como alternativa a caminhonetes pequenas de concepção mais tradicional. Destacando-se a antiga imagem da motocicleta e assemelhados ou como mera curiosidade para lazer de playboys ou como algo inerentemente "inferior" a um carro ou utilitário, remontando à época que a implementação de uma fabricação nacional de automóveis e caminhões era tratada como prioridade e considerada um sinal de desenvolvimento por políticos como o ex-presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, tal circunstância ainda encontra reflexos na atualidade, com a maioria das motos novas vendidas no Brasil ainda sendo de modelos mais austeros como a Honda CG que serve tanto a usuários particulares quanto como veículo de trabalho.

Naturalmente, ninguém em sã consciência tentaria transportar alguns materiais demasiado pesados em equilíbrio precário sobre uma motocicleta, mesmo que tal categoria de veículos já seja mais assimilada pelo público brasileiro generalista pelos custos operacionais e de manutenção até de um carro "popular" extrapolando parâmetros que seriam racionais, logo a possibilidade de recorrer a conversões de motos em triciclo desponta como uma opção para aqueles operadores comerciais para quem uma velocidade máxima que ficaria demasiado limitada para uma utilização generalista a ser atendida por um carro de concepção tradicional. E embora infelizmente o álcool/etanol venha sendo pouco levado a sério como alternativa à gasolina fora das principais regiões produtoras como São Paulo e Alagoas, e também ainda ser impossibilitada a conversão para o gás natural pela falta de uma homologação junto ao Ibama desde a época que as motos nacionais ainda usavam carburador e seguiam desprovidas do catalisador então já era obrigatório nos automóveis, o custo operacional reduzido comparado a uma caminhonete pequena é atraente para alguns operadores comerciais como improvável paliativo para economizar combustível ao menos no transporte de "última milha". Enfim, é impossível afirmar se os triciclos poderiam ter espaço no mercado brasileiro caso as restrições ao uso de motores Diesel com base nas capacidades de carga e passageiros ou tração fossem abolidas, mas sem dúvida a presença deles em cidades como Porto Alegre pode ser interpretada como uma consequência aparentemente improvável.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html