quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Utilitários de grande porte: menos "sujos" do que podem parecer...

O porte avantajado, e por conseguinte o peso mais elevado, além da aerodinâmica pouco apurada e relações de marcha mais curtas, diminuem a eficiência energética de utilitários de grande porte, levando-os a serem apontados seguidamente como “vilões” do meio-ambiente. Na prática, é possível sustentar que tal conceito é apenas uma meia-verdade.
No caso brasileiro, devido a restrições meramente burocráticas contra o uso de motores Diesel em determinados veículos de acordo com capacidade de carga e/ou sistema de tração, fica ainda mais evidente que uma caminhonete pode ser mais “sustentável” que um sedã de porte médio.

Junto à opinião pública, diversos preconceitos associados a estágios anteriores da evolução do ciclo Diesel, como o controle mais precário à emissão de material particulado, acabam se sobrepondo a vantagens cruciais como a adaptabilidade a combustíveis alternativos tão em voga hoje, e a manutenção simplificada com relação a motores de igniçãopor faísca com um grau de complexidade acima da média bastante apreciados em segmentos de mercado mais nobres.

Apesar de algumas características técnicas prejudicarem desempenho e economia de combustível, não é difícil caminhonetes com motor Diesel apresentarem médias de consumo similares ou até inferiores à de muitos sedãs médios movidos a gasolina e/ou etanol.

Componentes estruturais e sistemas de freios, direção e suspensão mais reforçados, por sua vez, acabam sofrendo com menor intensidade os efeitos adversos provocados pela precariedade da malha viária brasileira, necessitando menos reparos ou substituição por peças que necessitem uma extração mineral ainda mais intensa e um gasto de energia significativo para o beneficiamento. Por exemplo, por mais que um eixo motriz e o cardan de uma pick-up média requeiram uma quantidade maior de matéria-prima, a durabilidade mais elevada em comparação com as juntas homocinéticas de alguns veículos leves mostra-se favorável...

Tomando novamente por referência os motores Diesel, permitem manter níveis de desempenho adequados à preferência dos consumidores modernos mesmo num veículo mais pesado, sem sacrificar a eficiência nem recorrer aos artifícios usados na atual geração de veículos híbridos com motor do ciclo Atkinson Otto que acabam tendo um aspecto bastante sombrio ocultado por artifícios publicitários.

Vale lembrar que a produção de um conjunto de baterias tracionárias, considerando que tenham uma vida útil estimada em 10 anos, provoca um gasto de energia apontado como superior à economia de combustível feita durante o uso do automóvel híbrido equipado com as mesmas, e considerando todos os processos industriais envolvidos, ainda gera uma poluição comparável ao que seria gerado por um Hummer H2 num prazo de 20 anos...

2 comentários:

  1. Não vou dizer que você esteja errado completamente, mas faria mais sentido os fabricantes fazerem caminhonetes mais eficientes e compactas que sejam tão robustas quanto uma dessas banheiras americanas. Fora isso, o que eu mais tenho visto a peãozada bruta usar é picapinha tipo a Strada mesmo. Já vi até fazendeiro que tem bala na agulha encostar a F-1000 no fundo do galpão para usar Strada.

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  2. Nem todo utilitário tem um tamanho exagerado. Se for bem, uma Besta é até relativamente pequena por fora e estaciona fácil em qualquer vaga de shopping onde as dondocas às vezes passam sufoco para encaixar um SUV.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html