domingo, 1 de julho de 2012

Diesel em automóveis de luxo: nobre economia...

Não é de hoje que o ciclo Diesel vem demonstrado incontestáveis vantagens nos mais variados segmentos do mercado automobilístico mundial, e naturalmente isso acaba incluindo também os modelos de maior prestígio.

Conquistando opiniões favoráveis inicialmente em utilitários, como os Land Rover Range Rover, constituindo uma excelente alternativa para reduzir o exagerado consumo nessa classe de veículos habitualmente mais pesados que um automóvel de concepção tradicional, hoje o ciclo Diesel atingiu níveis de refinamento que diminuíram a desvantagem no NVH (Noise, Vibration and Harshness - ou Ruído, Vibração e Aspereza) a ponto de competir de igual para igual com a ignição por faísca a nível de conforto. Considerando também a sensível melhoria na densidade de potência e torque, cada vez mais se apresentam como uma alternativa mais inteligente a sistemas híbridos como o usado em algumas versões do Lexus RX, sem sacrifícios ao espaço do habitáculo nem à capacidade de carga.

Um caso bastante peculiar é o das limousines: devido a todo o peso agregado às mesmas, tanto o motor quanto a transmissão são exigidos com mais intensidade. Não é de causar espanto que muitos veículos dessa categoria adotem motores com farta disponibilidade de torque...
Observando especificamente o caso do Lincoln Town Car, onde o motor Triton V8 de 4.6L mesmo com 239hp, quase 20% a mais do que os 203hp de um Cummins MaxPower de 3.9L usado nas últimas versões brasileiras da Ford F250, tem um torque aproximadamente 40% inferior ao Cummins, e deslocado a faixas de rotação mais elevadas. Considerando a possibilidade de usar uma relação de diferencial levemente mais longa, é possível compensar a diferença na potência sem sacrificar a capacidade de transposição de aclive devido ao torque mais amplo e disponibilizado já a baixos giros. Vale lembrar que um turbodiesel de 4 cilindros moderno, como o MaxPower, tem um nível de ruído bastante próximo ao dos atuais V8 a gasolina.

De um modo geral, o consumidor europeu sempre se mostrou mais aberto às possibilidades oferecidas pelo Diesel que o americano, o que pode ser observado pela grande tradição que a Mercedes-Benz consolidou e hoje a coloca em evidência como uma das mais importantes fabricantes de motores Diesel leves no mundo. Dos sedans com versões simplificadas para atender ao serviço de táxi, logo a opção por motores Diesel passou a atender plenamente a particulares ávidos por manter um bom nível de conforto sem abrir mão da economia. Em seguida, com o auxílio do turbocompressor, teve início o processo de evolução que vem culminando com as vantagens no desempenho hoje obtidas com o Diesel...

Um exemplo interessante dessa grande importância da Mercedes-Benz é o motor OM616 de 4 cilindros, 2.4L e injeção indireta, que ainda conquista admiradores em função da aptidão ao uso de óleos vegetais como combustível, e mesmo nas versões mais antigas com modestos 64cv apresentava-se suficiente para mover dignamente um elegante sedan como o 240D, e em versões posteriores com 72cv era uma opção confiável para veículos utilitários como o MB-180D, outrora popular no exigente segmento de ambulâncias.

Na prática, por mais que algumas idéias equivocadas ainda sejam tomadas por alguns como verdade, o ciclo Diesel mostra-se uma opção bastante acertada mesmo para consumidores que não dispensam o melhor em elegância e sofisticação.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html