sábado, 30 de novembro de 2013

Rápidas considerações sobre o mais recente aumento no preço da gasolina e do óleo diesel nas refinarias

Entrou em vigor hoje um aumento de 4% no preço da gasolina e de 8% no do óleo diesel nas refinarias, numa tentativa de aliviar o rombo no caixa da Petrobras. A estatal alega que os preços da gasolina e do óleo diesel estão defasados entre 10 e 12% com relação aos preços no mercado mundial. Cabe, porém, contestar tal argumentação em alguns aspectos...

O cidadão brasileiro paga caro por uma gasolina de qualidade inferior, e apesar de toda a propaganda que foi feita a cerca de 10 anos atrás em torno de uma suposta "auto-suficiência em petróleo", continuamos dependendo de gasolina importada. Com relação ao óleo diesel, vale recordar que em muitas localidades pelo interior ainda se encontra o produto com teores de enxofre mais elevados, na ordem de 500ppm (S-500), além do descaso com que o governo vem tratando a produção nacional de biodiesel.

Não se pode esquecer, ainda, que o aumento no preço dos combustíveis tem impacto direto no custo do transporte rodoviário, principal modal usado no país, e do qual dependem absolutamente todos os produtos e serviços, além da produção agrícola que depende principalmente do óleo diesel para tratores e outros maquinários, alavancando a inflação e agravando o cenário de instabilidade política, econômica e social vivido no país.

2 comentários:

  1. Isso é uma operação tapa buracos das mais fuleiras. A Petrobras ainda está pagando as refinarias dadas de presente a quem as usurpou, e que deveriam estar dando retorno, para pagar o investimento feito.

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    1. Essa é só a ponta do iceberg. Tem muito mais podridão envolvendo o verdadeiro atentado que está sendo promovido contra a Petrobras e a segurança energética nacional.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html