domingo, 9 de fevereiro de 2014

Mais uma do YouTube - PRIUSPOCALYPSE

Um dos estereótipos mais frequentemente associados a quem defende a liberação do uso de motores Diesel em veículos leves é o do "cowboy urbano" que só não compra logo uma Dodge Ram por não caber na garagem do prédio e por necessitar de carteira de motorista para caminhão para dirigir uma legalmente no Brasil. Acaba refletindo, também, a imagem ainda mais "politicamente-incorreta" dos rednecks americanos, que tratam as caminhonetes full-size como um ícone cultural, principalmente em função da popularidade dos motores Diesel ter ficado mais concentrada entre os utilitários por lá, a exemplo do que no mercado brasileiro ocorreu artificialmente mediante entraves burocráticos.

E naturalmente, pelo fato de ter aberto o mercado mundial para os híbridos, o Toyota Prius é um dos alvos mais frequentes de chacotas dessa turma e, em alguns casos, um ou outro Prius acaba até servindo como saco-de-pancada, como em mais essa pérola do YouTube...

O vídeo acima mostra alguns entusiastas do Diesel nos Estados Unidos destruindo um Prius, pulando em cima, golpeando com machado, e passando por cima com caminhonetes e um quadriciclo side-by-side antes de sair arrastando a carcaça já se desmanchando acorrentada aos engates de reboque das caminhonetes.

Não sejamos hipócritas, por mais que o nosso principal objetivo seja questionar e tentar derrubar as infundadas restrições ao Diesel em veículos leves no mercado brasileiro, a presença mais consolidada desse tipo de motorização em utilitários mais pesados de fato os torna atraentes, além das capacidades de carga e tração poderem servir não apenas ao trabalho como também ao lazer. Além do mais, todo dieselhead (e até mesmo alguns petrolheads que não se entusiasmam tanto com o Diesel) em algum momento já quis passar por cima de um Prius com uma caminhonete full-size...

Convém destacar, ainda, que até sob o aspecto "ecológico" a ignição por compressão apresenta resultados mais coerentes que sistemas híbridos baseados num motor de ignição por faísca associado a um elétrico, que adicionam complexidade e um maior consumo de energia não apenas aos processos industriais como também à manutenção preventiva e eventual descarte de componentes ao fim da vida útil operacional do veículo, além da já discutida intensificação nos processos de extração mineral para a obtenção das matérias-primas dos eletrólitos usados nas baterias tracionárias, do motor elétrico e do chicote da instalação de alta tensão.

4 comentários:

  1. os americanos só tem tanta bronca com o prius por ser feito por uma fábrica japonesa, mas coloca eles para andar em algum 1.0 brasileiro da ford ou da chevrolet e eles vão achar o prius quase tão bom quanto uma limusine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos rejeitam até os híbridos oferecidos pelas Big Three, não tem tanto a ver com aquela neura contra os japas.

      Excluir
  2. Queria ver fazerem uma coisa dessas no Brasil, ia ser divertido fatiar um Prius com um machado.

    ResponderExcluir
  3. Americano bêbado fica mais louco que russo.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo e entre na conversa. Por favor, comente apenas em português, espanhol ou inglês.

Welcome, and get into the talk. Please, comment only either in Portuguese, Spanish or English.


- - LEIA ANTES DE COMENTAR / READ BEFORE COMMENT - -

Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html