sábado, 1 de fevereiro de 2014

Sugestão de leitor: Citroën AX 1.4D em Nürburgring

Fazer uma volta abaixo dos 10 minutos em Nürburgring-Nordschleife é um desejo de muitos entusiastas do automobilismo. O desafiador circuito alemão, com curvas bastante travadas, é muito usado como parâmetro para ajustes do handling de alguns dos melhores carros esportivos, mas em track-days também é aberto para proprietários ávidos por testar os limites de seus despretensiosos veículos de turismo. No vídeo abaixo, sugerido pelo Leonardo Pastori, de Farroupilha-RS, vemos um Citroën AX 1.4D com o vetusto motor TUD3 de 52cv e peso de 720kg alcançando a marca de 9:55 minutos a uma velocidade média de 115km/h, com picos de 182km/h. O proprietário, um francês, já havia tentado sem sucesso por 10 vezes nos 7 anos anteriores.

O motor TUD3 de injeção indireta e 1360cc usa o mesmo bloco do TU3 usado nos Peugeot 206 e Citroën C3 brasileiros, mudando basicamente o sistema de injeção por bomba rotativa, o cabeçote e as camisas de cilindro específicas para a versão Diesel, o que pode facilitar a montagem de um "misto-quente". Em uso mais moderado, consegue obter médias de consumo numa faixa de 25km/l em ambiente urbano e ultrapassar os 30km/l em rodovia. Numa viagem-teste entre Dover e Barcelona no ano de '89, um AX fez a média de incrpiveis 37km/l com esse motor. Não é de se estranhar que ainda hoje quem tem um dificilmente queira vender...
Ainda hoje o Citroën AX ainda é bastante popular no Uruguai

8 comentários:

  1. É uma honra imensa poder ajudar, nem que seja um pouquinho, tão valoroso site.

    Eu gostaria de chamar a atenção para alguns detalhes que percebi assistindo o vídeo, como no momento em que o piloto atinge os mais de 180 Km/h na baixada da Fuchsröhre, acredito que a rotação do motor está bem além do recomendado como rotação máxima para esse motor, ainda mais nessa versão diesel. Na descrição do video ele diz que foram 9 motores e 5 cambios nos 7 anos de tentativas, o que acredito que tenha a ver justamente com esse momento de rotação muito além do especificado... interessante é que mesmo assim o piloto ñ teve dó e acelerou tudo.
    Achei fantástica a tocada dele com o carrinho, sempre carregando muita velocidade para as curvas, pois o motor não tem lá muita potencia para retomar velocidade...
    A como eu gostaria de ter um carrinho diesel, qualquer coisa estava bom, desde que fosse carro, não caminhonete, suv, crossover, enfim, essas coisas estranhas.

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  2. Realmente, as pressões internas de um motor do ciclo Diesel são naturalmente superiores às de um similar do ciclo Otto (ignição por faísca), e realmente, é bem provável que o piloto estivesse "esgoelando" além dum limite que possa ser considerado seguro. Mas não deixa de ser surpreendente que, apesar de estar usando um motor com as limitações de um projeto da década de 80, quando a injeção direta e o turbo ainda não eram tão habituais em motores Diesel para aplicações automotivas leves, tenha sido alcançado aquele resultado.

    Quanto à vontade de ter um carro com motor Diesel, esse tema ainda faz com que sejamos vistos com preconceito por alguns desinformados, achando que somos "porcos" por causa daquela imagem de que esses motores seriam "sujos", fora aquela idéia fixa de que Diesel só se justificaria em veículos pesados...

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  3. Ese mismo motor lo usaba Maruti en el Suzuki Swift hecho en India.

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  4. G'day guys, I am from The Land Down Under (Australia) and I got a brother who owns a Daihatsu HiJet people-carrier. He told me he wants to put a Peugeot engine into that. Is this 1.4D the engine he should be looking for? Cheers

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    1. Yes, this is the engine your brother is looking for. It was originally available in an Italian version of the Hijet, the Piaggio Porter.

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  5. Ontem vi um Peugeot 206 modificado para funcionar a diesel, o dono me disse que foi feita a gambiarra desse jeito para não ter que mudar o motor inteiro e pode ser revertida sem tanta dificuldade.

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  6. Meu primeiro e ainda único automóvel foi um Citroën AX de motor 1.1 a gasolina. Motores a gasóleo com mais de 8 anos já estão a ser banidos em algumas cidades por toda a Europa.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html