quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Dieselgate: reflexos confirmados no Brasil

O que parecia improvável diante da defasagem entre as normas de emissões em vigor no Brasil e em mercados mais avançados foi confirmado oficialmente durante a tarde de ontem pela Volkswagen do Brasil: cerca de 17.000 exemplares da pick-up Volkswagen Amarok fabricados entre 2011 e 2012 estão relacionados no episódio que ficou conhecido como "Dieselgate", e já anunciou que fará um recall em 2016 para substituição do software da central de controle eletrônico do motor.
O motor usado nos modelos é o mesmo EA189 que foi o pivô do escândalo no exterior, produzido na Alemanha de onde é enviado para a fábrica onde a Amarok destinada ao mercado brasileiro é produzida, em General Pacheco, na Argentina. Mas será que o tal recall vai mesmo se limitar a cerca de 17.000 exemplares e aos anos-modelo de 2011 e 2012? Em 2011 ainda vigorava no Brasil a norma Euro-3, embora 2012 tenha sido um ano de transição para a Euro-5 que ainda está em vigor, e alguns testes conduzidos na Europa tenham constatado uma discrepância nas emissões estipuladas por essa regulamentação, ainda que numa proporção menos intensa que a observada nos Estados Unidos.
Considerando que o problema das emissões ao menos em tese não afeta diretamente a segurança na operação dos veículos, não é de se descartar que um recall possa vir até mesmo a ser negligenciado. Além da Volkswagen Amarok, há ainda alguns exemplares do Audi Q5 2.0TDI trazidos por importação independente e também equipados com esse motor em circulação no Brasil. Resta saber se a Volkswagen do Brasil vai dar a mesma assistência aos proprietários desse modelo ou se a responsabilidade por uma readequação às normas de emissões que eventualmente se faça necessária ficará a cargo dos importadores.

Um comentário:

  1. Mesmo faltando carro a diesel por aqui ainda dá problema nos poucos que tem, oh azar...

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html