sábado, 10 de outubro de 2015

Rebatendo mais um defensor do gás natural

Numa publicação antiga acerca de alguns inconvenientes associados ao gás natural, apareceu mais um usuário entusiasmado do gás natural para comentar a favor desse combustível enquanto criticava o etanol e a gasolina. Pelo visto, foi apenas mais um que, de tão inebriado pela alegada economia com o gás, parece fazer questão de não enxergar que isso não é uma justificativa apropriada para que sejam mantidas as atuais restrições ao Diesel em veículos leves.

"Camarada não existe combustível melhor que o gás natural, quero ver quem vai adulterar pra danificar o motor igual gasolina e álcool faz, onde o custo na manutenção fica bem mais caro tenho taxi e caro particular rodando direto no gnv com alta quilometragem sem problemas . E esse papo de reduzir espaço no veiculo é bobagem quem vai colocar gnv sabe disso e não será inconveniente Pq a intenção é economizar no combustível e não no espaco os não se compara a economia que se tem anual em grana comparando o uso entre gnv e gasolina ou alcool"

Primeiramente, conceitos de melhor ou pior podem ser bastante subjetivos. Se para alguns operadores o gás natural é satisfatório, para outros apresenta alguns inconvenientes que seriam facilmente contornados caso o Diesel fosse liberado para veículos leves no mercado brasileiro sem restrições baseadas em capacidades de carga, passageiros ou tração. A infra-estrutura disponível na região onde o veículo vá ser usado também deve ser levada em consideração, visto que a oferta do gás natural em localidades interioranas ainda é mais restrita, e portanto o gás deixa de ser uma opção viável.

Nada impede, também, que o gás seja alvo de fraudes e adulterações, embora tal ocorrência seja mais incomum em comparação ao etanol, à gasolina e até ao óleo diesel convencional. Além da adição de etil-mercaptano, um composto à base de enxofre usado para dar odor ao gás de modo a facilitar a detecção de vazamentos, outras impurezas podem estar presentes, desde resíduos de óleo usado nos compressores instalados nos postos até diversos gases, tanto inertes quanto o dióxido de carbono (CO² - "gás carbônico") quanto compostos corrosivos, e até vapor d'água pode aparecer em suspensão no gás natural. Enquanto contaminantes em estado gasoso empobrecem (reduzem a quantidade de energia disponível por volume) o combustível, outras em estado líquido concentram-se no fundo dos reservatórios após condensarem, diminuindo a capacidade dos mesmos e provocando entupimento em válvulas redutoras de pressão e filtros na eventualidade de serem aspirados pelo motor.

Ter táxi e carro particular rodando sem problemas com o gás não significa que seja uma solução perfeita para todos os potenciais usuários. Se para ele a perda de capacidade de carga volumétrica não constitui um inconveniente tão sério, para outros é um dos aspectos mais importantes a ser considerado na aquisição de um veículo. Por exemplo, para um paraplégico seria muito mais difícil acomodar uma cadeira de rodas no bagageiro de um sedan se esta tivesse de dividir espaço com um cilindro de gás natural veicular, e nesse caso um modelo semelhante equipado com motor Diesel seria muito mais prático. Mesmo que um interessado na conversão de um automóvel para o gás esteja ciente dessa limitação, não chega a ser uma "bobagem". Ou se nós fôssemos seguir a linha de raciocínio do autor do comentário favorável ao gás, também consideraríamos uma "bobagem" as advertências sobre eventuais efeitos colaterais de alguns tratamentos médicos???

Enfim, por mais que o gás natural não seja totalmente desprezível, acabaram sendo criadas algumas expectativas exageradas em torno das vantagens desse combustível em comparação ao etanol e à gasolina que, embora sejam evidentes sob um ponto de vista financeiro, nem sempre são correspondidas em outros aspectos práticos que definem a utilidade de um veículo em diversos cenários nos quais o Diesel seria a melhor alternativa para conciliar praticidade e custos operacionais.

6 comentários:

  1. Eu uso gás na minha Explorer, mas não concordo com esses fanáticos que acham que o gás é a 8ª maravilha. Eu pelo menos pude optar pelos cilindros instalados por baixo do assoalho do bagageiro, mas quem tem carro pequeno nem sempre pode fazer a mesma coisa.

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    1. Pois é, em alguns modelos menores fica bem mais difícil, e às vezes tem de substituir a chapa do assoalho do bagageiro para eliminar aquela concavidade que abriga o estepe.

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  2. Se esse sujeito soubesse o que é ficar em cima duma cadeira de rodas, ele iria dar valor ao espaço que desperdiça com um botijão de gás no maleiro do carro.

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  3. Los cilindros de GNC ubicados en la cajuela pasan a ser una molestia. Iba a ser mejor si lo hayan ubicado bajo el piso junto al depósito de nafta. La rueda de repuesto por su vez quedaria más cómoda si fuera ubicada en la cajuela, y dejando el espacio bajo el piso para la tubería del GNC

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  4. El gas como combustible no es de todo malo, aún que tenga sus molestias. Es verdad que toma demasiado espacio, pero contamina poco, el problema es si lo quieren usar el gas del quisto como en Costa Rica.

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  5. Tem hora que o pessoal que tem carro a gás fica parecendo fanático religioso mesmo. Até pode ser bom, mas está longe de ser perfeito como tentam dizer. Para uma picape de passeio até quebra o galho, mas para trabalhar tem que ser a diesel.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html