segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Caminhão mexicano Dina D9400

Com uma concepção facilmente reconhecível como americana, esse caminhão Dina D9400 derivado do International 9400 chama a atenção, e contrasta com a predominância de caminhões de origem européia no Brasil. Fabricado no México pela Diesel Nacional S.A. (Dina) sob licença da Navistar International, correspondia ao International 9400 americano e foi equipado com uma versão mexicana produzida sob licença do motor Cummins da série N, de 14 litros e 6 cilindros em linha. Adornos metálicos na grade e nas laterais do capô adicionados no Brasil mesmo até fazem referência à International, mas os logotipos da Dina na grade indicam a peculiar origem desse clássico americano, que por ser do ano-modelo '95 é ainda mais surpreendente de ser visto no Brasil, tanto por ser anterior aos acordos bilaterais referentes à comercialização de veículos com benefícios fiscais quanto por ter menos que os 30 anos de antiguidade necessários para ser oficialmente reconhecido como colecionável.
Embora as placas correspondam à categoria de veículos para uso comercial, mas já no padrão Mercosul, esse exemplar aparentemente já foi alçado à condição de xodó de algum entusiasta de veículos pesados, e um pneu sobressalente montado junto à quinta-roda recoberto por uma capa leva a crer que tenha sido "aposentado" dos serviços pesados para o qual foi desenvolvido, e diga-se de passagem ainda seria apto a executar com maestria. Naturalmente a cabine convencional "bicuda", com um leito maior que o usual nos caminhões de origem européia, tende a proporcionar mais conforto ao operador, chegando até a ser convidativa para um uso em viagens de lazer, mesmo sem chegar ao extremo de descaracterizações que uma transformação para motorhome avançando mais sobre a extensão do chassi a ponto de impedir que se acoplasse um semi-reboque poderia acarretar. A presença de um climatizador evaporativo, acessório tão comum em caminhões brasileiros mas pouco difundida nos Estados Unidos e no México, também já proporciona um melhor conforto para dormir dentro da cabine sem a necessidade de manter o motor em funcionamento somente para que o compressor do ar condicionado pudesse funcionar durante as pausas para descanso.
Embora a Dina tenha se retirado do mercado de caminhões em 2001, logo após o rompimento unilateral pela Daimler (mais conhecida no Brasil como detentora da marca Mercedes-Benz) de um contrato que havia sido firmado com a Western Star Trucks antes que fosse vendida à Daimler, a empresa permanece operando no México concentrada na produção de ônibus, e antes desse episódio chegou até mesmo a se associar à tradicional fabricante gaúcha de ônibus Marcopolo para a produção de ônibus rodoviários das linhas Viaggio e Paradiso que eram montados sobre chassis de alumínio feitos pela própria Dina. Ainda que seja pouco provável uma utilização de ligas de alumínio na fabricação dos chassis dos caminhões, é mais uma curiosidade na história dessa fábrica fundada em '51 pelo governo mexicano, privatizada em '89. Enfim, em meio a todo o destaque que os caminhões americanos tem no imaginário de uma parte do público brasileiro, a presença de um exemplar mexicano ganha contornos ainda mais curiosos.

2 comentários:

  1. Esses adereços no capô com o nome da International então, seria como usar o emblema da Opel em algum Chevrolet nacional antigo?

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    1. Não exatamente. Ao contrário da situação envolvendo Opel e Chevrolet enquanto eram parte de um mesmo conglomerado, a Dina não pertencia à Navistar como a International pertence.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html