quinta-feira, 9 de março de 2023

Chevrolet Equinox: difícil de explicar a ausência da opção por motor turbodiesel

Um daqueles tantos SUVs que chegaram ao mercado brasileiro, nesse caso importado do México, o Chevrolet Equinox passou a dispor somente do motor 1.5 a gasolina e câmbio automático de 6 marchas na renovação mais recente do modelo, tanto no Brasil quanto em outros mercados, tendo perdido tanto o motor 2.0 turbo a gasolina associado a um câmbio automático de 9 marchas quanto o 1.6 turbodiesel que nunca foi oferecido nas versões destinadas ao Brasil. Tendo em vista que tanto o motor 1.5 ainda em uso quanto o 1.6 turbodiesel usavam rigorosamente o mesmo câmbio automático, tendo como única diferença notável a relação de diferencial mais longa para o turbodiesel, é conveniente recordar daquela alusão que se faz entre a relação da 1ª marcha mais curta como se usa no Equinox e em concorrentes e a caixa de transferência de dupla velocidade que era o padrão em utilitários de concepção mais antiga. É portanto no mínimo surpreendente que, diante dessa mesma norma já explorada pela concorrência e que pode ser considerada um dos principais motivos para o sucesso de alguns modelos da Jeep produzidos em Pernambuco, a General Motors do Brasil nunca tenha trazido nenhuma versão turbodiesel para o Equinox mesmo quando já estava disponível em outras regiões.

Um comentário:

  1. É um carro que até nunca me chamou a atenção, e se eu vi de perto foram poucos, mas jeep é impossível ir no shopping e não ver no mínimo uma meia dúzia logo na entrada do estacionamento

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo e entre na conversa. Por favor, comente apenas em português, espanhol ou inglês.

Welcome, and get into the talk. Please, comment only either in Portuguese, Spanish or English.


- - LEIA ANTES DE COMENTAR / READ BEFORE COMMENT - -

Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html