Um eventual argumento contra o Diesel nas viaturas estaria relacionado aos níveis de ruído, podendo representar um empecilho durante ações táticas mais especializadas por indicar a aproximação da viatura. No entanto, apesar do som característico emitido pelos motores Diesel ser mantido, o nível de ruído não chega a representar um problema tão sério como alguns insistem, e para tanto tem colaborado o maior nível de precisão dos modernos sistemas de gerenciamento eletrônico de injeção, com destaque para o common-rail, em que até o mapeamento dos ciclos de injeção acaba tornando os motores mais silenciosos. Pode-se observar, ainda, a massiva aceitação do Diesel em viaturas de grupos de operações especiais tanto nas polícias militares quanto nas civis...
Ainda que persista uma pequena diferença na potência específica (cv/L) em desfavor do Diesel, mesmo com a popularização do turbocompressor, o desempenho não fica tão sofrível quanto possa-se deduzir. Nisso a já citada vantagem em torque tem importância significativa, e pode ser ainda melhor aproveitada com um eventual reescalonamento das relações de marcha, também colaborando para que a "potência sensível" acabe mostrando-se mais efetiva, mantendo boa aptidão até mesmo para enfrentar perseguições.
Mesmo nas motocicletas, onde o Diesel representa um grande tabu, pode trazer um significativo acréscimo à já conhecida versatilidade desse tipo de veículo. Para uma Harley-Davidson usada em patrulhamento rodoviário, a maior vantagem estaria na autonomia, enquanto numa motocicleta dual-purpose como as antigas Yamaha XT 225 um dos principais benefícios estaria na maior aptidão à operação em condições ambientais severas que podem ser encontrados tanto na periferia de grandes cidades quanto em patrulhamento rural.
Na prática, em operações policiais o Diesel tem grande potencial para oferecer as mesmas vantagens já consagradas pelas aplicações militares...
Carro de polícia a diesel já é mais comum na Inglaterra para facilitar a manutenção e o suprimento de combustível tanto para os carros de patrulha quanto os utilitários maiores.
ResponderExcluir