sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Diesel em viaturas de polícia: uma alternativa para proporcionar melhores condições operacionais

Uma aplicação em que os motores Diesel apresentam grandes vantagens, ainda que sejam subestimados em algumas situações, é nas viaturas de polícia. O alto torque desde baixas rotações proporciona as respostas rápidas que se fazem necessárias durante um deslocamento emergencial, enquanto a maior robustez, os intervalos de manutenção mais espaçados e o menor consumo de combustível fazem com que a viatura permaneça apta a enfrentar jornadas operacionais mais longas sem maiores intercorrências. A adaptabilidade a combustíveis alternativos, desde o etanol até óleos vegetais, é outro ponto que merece destaque. Não há de se estranhar que até o famoso Caveirão, e alguns veículos similares, contem com a força do Diesel. No entanto, as mesmas restrições jurídicas que impedem ao cidadão de bem possuir um veículo legalmente registrado com motor Diesel em determinadas classes definidas arbitrariamente em função de capacidade de carga, tração ou acomodações para passageiros também atingem as forças policiais, que permanecem com a ignição por faísca nos motores de viaturas mais simples...

Um eventual argumento contra o Diesel nas viaturas estaria relacionado aos níveis de ruído, podendo representar um empecilho durante ações táticas mais especializadas por indicar a aproximação da viatura. No entanto, apesar do som característico emitido pelos motores Diesel ser mantido, o nível de ruído não chega a representar um problema tão sério como alguns insistem, e para tanto tem colaborado o maior nível de precisão dos modernos sistemas de gerenciamento eletrônico de injeção, com destaque para o common-rail, em que até o mapeamento dos ciclos de injeção acaba tornando os motores mais silenciosos. Pode-se observar, ainda, a massiva aceitação do Diesel em viaturas de grupos de operações especiais tanto nas polícias militares quanto nas civis...
Ainda que persista uma pequena diferença na potência específica (cv/L) em desfavor do Diesel, mesmo com a popularização do turbocompressor, o desempenho não fica tão sofrível quanto possa-se deduzir. Nisso a já citada vantagem em torque tem importância significativa, e pode ser ainda melhor aproveitada com um eventual reescalonamento das relações de marcha, também colaborando para que a "potência sensível" acabe mostrando-se mais efetiva, mantendo boa aptidão até mesmo para enfrentar perseguições.

Mesmo nas motocicletas, onde o Diesel representa um grande tabu, pode trazer um significativo acréscimo à já conhecida versatilidade desse tipo de veículo. Para uma Harley-Davidson usada em patrulhamento rodoviário, a maior vantagem estaria na autonomia, enquanto numa motocicleta dual-purpose como as antigas Yamaha XT 225 um dos principais benefícios estaria na maior aptidão à operação em condições ambientais severas que podem ser encontrados tanto na periferia de grandes cidades quanto em patrulhamento rural.

Na prática, em operações policiais o Diesel tem grande potencial para oferecer as mesmas vantagens já consagradas pelas aplicações militares...

Um comentário:

  1. Carro de polícia a diesel já é mais comum na Inglaterra para facilitar a manutenção e o suprimento de combustível tanto para os carros de patrulha quanto os utilitários maiores.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html