domingo, 12 de janeiro de 2014

Caso para reflexão: motos Harley-Davidson

Dentre os maiores clássicos da história industrial americana, merecem um destaque especial as motocicletas Harley-Davidson. Com um estilo que evoca uma certa nostalgia, acabam indo além do aspecto visual e adotando também um layout mecânico bastante apegado a tradições. No entanto, pode-se considerar o segmento disputado pela Harley-Davidson no mercado motociclístico como uma boa porta de entrada para o Diesel...

Os motores na atual linha da Harley-Davidson são sempre de 2 cilindros em V e ignição por faísca, normalmente seguindo uma concepção old-school, com duas válvulas por cilindro, comando no bloco e refrigeração a ar, layout desafiado apenas pela série VRSC/V-Rod introduzida em 2002 com um motor co-projetado pela Porsche usando cabeçotes DOHC (comando duplo nos cabeçotes) de 4 válvulas por cilindro e refrigeração líquida.

O som característico dos motores Harley-Davidson tradicionais, conhecido como "potato-potato", já se tornou uma espécie de marca registrada da marca e não conta entre os "defeitos", mas alguns aspectos criticados mais veementemente são o nível de vibrações e a potência específica desfavoráveis em comparação com concorrentes asiáticos de concepção mais moderna. Pode-se observar que são basicamente as mesmas críticas feitas contra os motores do ciclo Diesel...

As faixas de rotação de potência e torque das Harley-Davidson, considerando os padrões atualmente predominantes na indústria motociclística, também são relativamente baixas, outra semelhança que facilitaria a aceitação do Diesel entre o conservador público-alvo da marca. Convém salientar que em outros países, sem as mesmas restrições brasileiras à aplicação em veículos leves, alguns entusiastas já chegaram a fazer conversões de forma independente, na maioria dos casos tendo o uso do biodiesel em mente, sem sacrifícios significativos ao desempenho.

As motos Harley-Davidson são muito apreciadas para o uso em trajetos rodoviários, e nesse aspecto um motor Diesel não seria má idéia devido a um incremento na autonomia, possibilitando menos paradas para reabastecimento e poupando tempo durante viagens.

A grande aceitação das Harley-Davidson em frotas de organizações militares e corporações policiais, onde ainda garantem posição de destaque em cerimoniais ainda que existam no mercado muitas opções tecnicamente superiores considerando apenas aspectos tático-operacionais, também pode ser vista como um pretexto favorável a uma eventual introdução de algum motor Diesel para os modelos da marca. Facilitando processos logísticos em zonas de conflito devido à maior adaptabilidade a variações na qualidade de combustíveis e outros insumos, não há de se estranhar que motores Diesel sejam o padrão predominante nas frotas de países signatários do Tratado do Atlântico Norte (Tratado da OTAN), a ponto do United States Marine Corps (equivalente americano ao Corpo de Fuzileiros Navais) já usar algumas motocicletas com motor Diesel. E mesmo no uso para patrulhamento rodoviário ostensivo a maior autonomia já seria uma grande vantagem operacional...

Uma característica hoje pouco comum em motocicletas de fabricação recente mas que persiste nas Harley-Davidson é o câmbio ter uma carcaça independente do bloco do motor, o que facilitaria a adaptação de um motor Diesel com menos alterações, auxiliando na amortização de uma parte considerável do custo de desenvolvimento de projeto. Apenas a série Sportster usa um câmbio incorporado ao bloco do motor.
De qualquer forma, apesar da simples hipótese de se adaptar uma moto ao Diesel já soar herética para alguns, o cenário operacional predominantemente associado às Harley-Davidson já qualifica como uma opção viável no caso de uma queda das restrições embasadas em capacidades de carga, passageiros ou tração hoje em vigor no mercado brasileiro...

2 comentários:

  1. Rollin coal in a Harley might be great. I've been trying to convert one to Diesel with the stock engine block but not suceeding, as a last resource I maybe will try a V2 Chinese Punsun.

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  2. Sempre fui fã das Harley mas nunca parei para pensar em como ficaria uma com motor a diesel. Até que não parece má idéia de todo.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html