sábado, 4 de julho de 2015

Kiko - in memorian

Faleceu ontem o Cristiano, mais conhecido como Kiko Molinari, ex-integrante do antigo Bizarrices Automotivas junto do Júlio Max (para quem eu de vez em quando mando algumas "metralhadas" no AutoREALIDADE) e do Rafael Susae. e apoiador do DieselNutz desde o começo. Natural de Arapongas, no norte do Paraná, teve contato bastante próximo com o Diesel em veículos leves tanto pela proximidade com o Paraguai quanto por influência de alguns familiares, e reforçado nos últimos anos pelo contato com turistas estrangeiros. Morava já há alguns anos em Itapema, litoral norte de Santa Catarina (onde a foto acima foi tirada durante uma ida minha à residência da família dele em 2013), e era bastante conhecido não só no meio automobilístico mas também no ciclístico, tendo participado até de algumas competições amadoras de mountain-bike.

Por motivos profissionais, tendo em vista que trabalhava como operador de empilhadeira no centro de distribuição da rede de supermercados catarinense Angeloni, acabou tendo contato bastante próximo com combustíveis gasosos, principalmente o gás liquefeito de petróleo (GLP - vulgo "gás de cozinha"), e estava dando alguns passos como jornalista ao acompanhar o Campeonato Catarinense de Arrancada, mas não negava a preferência pelo ciclo Diesel. Adepto do menor custo e da robustez da vetusta injeção indireta, o Kiko levantava como principal bandeira a favor da liberação do Diesel em veículos leves o uso direto de óleos vegetais como combustível alternativo. Em várias ocasiões, destacava o desejo de ter algum "rasga-trapo" equipado com o motor Volkswagen 1.6D de injeção indireta (que no Brasil ficou mais conhecido pelo uso na Saveiro e o fracasso comercial da Kombi Diesel) para rodar com óleo de fritura saturado. Mas como ele mesmo sempre dizia, "idéias nunca morrem, apenas ficam em standby"...

A distância geográfica fez com que o Thiago e o Tonin não tivessem tanta oportunidade de ir encontrar-se pessoalmente com o Kiko como eu pude fazer em algumas ocasiões, em que além de compartilharmos do entusiasmo por automóveis pudemos compartilhar expectativas e projetos, e aproveitar bons momentos caminhando na praia e jogando conversa fora. Mas nunca conseguimos nos planejar para um passeio de banana-boat que pretendíamos fazer desde o verão passado...

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html