Um lugar para os malucos por motores do ciclo Diesel compartilharem experiências. A favor da liberação do Diesel em veículos leves no mercado brasileiro, e de uma oferta mais ampla de biocombustíveis no varejo.
segunda-feira, 20 de julho de 2015
Outra do YouTube: Passat B2 Variant 1.9TTDI deixando uma Ferrari 458 Italia para trás numa arrancada
Algo que poderia parecer impossível até mesmo diante dos olhos do dieselhead mais inveterado, mas uma Volkswagen Passat Variant B2, equivalente à Volkswagen Santana Quantum brasileira, após receber um motor Volkswagen 1.9TDI e preparação pesada que incluiu uma configuração twin-turbo (portanto não seria inapropriado considerarmos um "TTDI"), passou a ter um desempenho superior ao da Ferrari 458 Italia, ao menos em provas de arrancada. Em que pesem a tração dianteira, a aerodinâmica menos apurada, e eventuais limitações de desempenho associadas à relação de marcha, não deixa de ser um feito notável e que reforça a polivalência do Diesel, não apenas num aspecto meramente utilitário mas também num contexto de maior esportividade.
Evidentemente que a alta emissão de material particulado (fuligem em suspensão na fumaça preta claramente visível) é um aspecto negativo que poderia ser corrigido, valendo-se do correto dimensionamento do resfriador de ar (intercooler) e eventualmente até recorrendo à injeção de água com algum álcool (agindo como um "intercooler químico") para proporcionar uma concentração maior de oxigênio de modo a promover uma combustão mais completa, preservando (ou mesmo melhorando) o desempenho mesmo com uma quantidade menor de combustível a ser consumida.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo e entre na conversa. Por favor, comente apenas em português, espanhol ou inglês.
Welcome, and get into the talk. Please, comment only either in Portuguese, Spanish or English.
- - LEIA ANTES DE COMENTAR / READ BEFORE COMMENT - -
Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.
It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.
Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html