Um lugar para os malucos por motores do ciclo Diesel compartilharem experiências. A favor da liberação do Diesel em veículos leves no mercado brasileiro, e de uma oferta mais ampla de biocombustíveis no varejo.
terça-feira, 9 de fevereiro de 2016
Caso para reflexão: food-trucks
Mas o que fazer com o óleo de frituras saturado? O mais comum é que seja encaminhado a fábricas de produtos de limpeza, e permutado por uma parte do sabão produzido a partir de óleos reciclados que é usada na higienização do mobiliário e dos utensílios de cozinha como acontece em restaurantes e lanchonetes instalados em pontos fixos. O que pode passar despercebido num primeiro momento é que os food-trucks oferecem uma condição ideal para experiências com o uso do óleo vegetal como combustível alternativo. O calor residual ainda presente logo após ser retirado da fritadeira já é suficiente para manter a fluidez do óleo devido à redução da viscosidade enquanto aquecido, reduzindo os riscos de polimerização da glicerina por combustão incompleta e deposição de sedimentos ao redor dos anéis de pistão ou contaminação do óleo lubrificante, podendo inclusive ser dada a partida usando o combustível alternativo ao invés de usar o óleo diesel convencional e esperar até que o sistema de arrefecimento atinja uma temperatura suficiente para que um trocador de calor a ser montado no tanque de combustível mantenha o óleo vegetal suficientemente quente (entre 70 e 90º C) para manter uma baixa viscosidade, boa fluidez e fácil atomização
Para evitar danos ao motor, entretanto, ainda é recomendado que o óleo de cozinha saturado passe ao menos por uma filtragem simples para evitar que partículas sólidas em suspensão possam danificar as linhas de combustível ou até mesmo a bomba e os bicos injetores. Com os preços do óleo diesel S-500 já superando R$3,00 por litro em algumas regiões, e o valor entre R$0,05 e R$0,25 do litro de óleo vegetal pós-consumo ao ser encaminhado para reciclagem, é algo importante a se considerar...
Um comentário:
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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.
It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.
Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html
Seria uma boa alternativa mesmo, não só para os food trucks mas para os restaurantes, buffets e padarias que fazem tele-entrega.
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