terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Alguns estereótipos em imagens

Essa imagem retrata um dos estereótipos mais associados ao Diesel pelo público brasileiro, referente às emissões. O caminhão FNM D-11.000 fabricado em 1961 que aparece expelindo uma fumaça que varia entre o preto e o cinza-azulado, no entanto, não deveria servir de parâmetro para desacreditar o ciclo Diesel. Além do problema das emissões de material particulado, cujo controle dependeria mais de uma manutenção adequada do sistema de injeção, abrangendo não apenas a bomba mas também os bicos injetores, a porção mais clara da fumaça é resultante não do combustível mas do óleo lubrificante passando por folgas entre os pistões e as camisas de cilindro, problema que pode afetar até motores de ignição por faísca.

Peso excessivo, vibração, ruídos e baixa potência específica são, de fato, inconvenientes, mas nem todas as aplicações requerem uma solução idêntica. No caso desse motor Yanmar NSB12, de modestos 631cc e 12hp a 2400RPM, os 141kg não chegam a representar um inconveniente muito extremo quando aplicado a embarcações de pesca artesanal, e a simplicidade tem seu valor diante das condições severas do ambiente marinho. No entanto, entre mal-informados e mal-intencionados, ainda há aqueles que insistem em tentar agrupar os motores Diesel automotivos modernos dentro dos mesmos estereótipos tidos como negativos com relação a um "boat anchor" como esse...

4 comentários:

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html