quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Rebatendo mais um gaseiro fanático

Não é incomum que anônimos apareçam para tentar rebater uma crítica ao gás natural, embora nem sempre tenham o comentário aprovado para exibição devido ao teor ou a um excesso de erros ortográficos. O comentário abaixo é um dos que não foram aprovados.

"Aqui so tem babaca ostentando q o diesel é melhor do q qualquer coisa, colocando justificativas sem sentido. Se o GNV for usado de forma correta ele é um excelente combustivel. E se for tanto assim q o diesel é o melhor, entao porque as fabricas de carros nao oferecem esse luxo e satisfacao aos compradores ? Porque nao é o melhor ! Ele é so mais um dos tantos combustiveis com seus pros e contras. Na hora q vc comecar a fazer as contas e calcular a economia do GNV em comparacao ao resto dos combustiveis, a final de contas se vc ficar com o carro mais de 2 anos, conseguiría comprar outro zerado ( se for o caso q o motor esteja sem condicoes de rodar, o qual nao é). Poderia ficar o dia todo aqui esclarecendo pra vcs o errado q aprenderam e estao demonstrando aqui mas nao vale a pena. Da vergonha aleia de ler esses comentarios falando besteira. Bom dia pra vcs"
 
 
Além da arrogância, o anônimo não oferece nenhum argumento válido em defesa do gás natural, preferindo começar partindo para o ataque.
"Aqui so tem babaca ostentando q o diesel é melhor do q qualquer coisa, colocando justificativas sem sentido."
O gás natural exige sistemas de armazenamento um tanto complexos, pesados e volumosos, que de fato comprometem a capacidade de carga do veículo, logo torna-se um estorvo para usuários que priorizem a área útil do compartimento de carga ou bagagens pelas mais diferentes razões. E mesmo em condições de pouca carga, o peso extra agregado pelo sistema de gás natural provoca esforços mais intensos sobre a suspensão e os freios, principalmente os traseiros, tanto que em veículos preparados direto de fábrica para rodar com o gás, tanto no Brasil como no exterior, é usual que as molas e os freios traseiros sejam redimensionados para contrabalançar esses esforços.

"Se o GNV for usado de forma correta ele é um excelente combustivel."
Pode até ser. Porém, mesmo quando usado de forma "correta", definição um tanto vaga, o gás natural veicular não é uma alternativa perfeita para todos os usuários. E a bem da verdade, ainda é muito comum que seja usado de formas que podem ser consideradas incorretas, como recorrendo a kits de conversão não-gerenciados em veículos de fabricação posterior a '97, em desacordo com as normas de emissões em vigor, aumentando o consumo ao usar o gás e comprometendo o desempenho do veículo. Além do mais, como o mais usual ainda é montar os cilindros de armazenamento de GNV dentro do habitáculo, qualquer vazamento já traz riscos mais acentuados não só de incêndios e explosões mas até mesmo de asfixia por deslocamento do oxigênio em casos extremos associados a uma menor renovação do ar no interior do veículo.

"E se for tanto assim q o diesel é o melhor, entao porque as fabricas de carros nao oferecem esse luxo e satisfacao aos compradores ? Porque nao é o melhor !"
Em mercados mais livres, o Diesel não é tratado como "luxo", enquanto por aqui as restrições governamentais ao uso em veículos leves são o problema. Muitos veículos que são fabricados no Brasil contam com versões Diesel exclusivas para exportação. Logo, afirmar que o Diesel não seja oferecido por aqui porque "não é o melhor" é um argumento pobre e insustentável.

"Ele é so mais um dos tantos combustiveis com seus pros e contras."
De fato, o óleo diesel convencional é só mais um entre tantos combustíveis, e tem seus prós e contras. Mas o ciclo Diesel tem na adaptabilidade a um amplo espectro de combustíveis alternativos uma grande vantagem. Desde o biodiesel até o uso direto de óleos vegetais, passando também pelo etanol, há soluções para minimizar o impacto ambiental sem comprometer em demasia o desempenho ou a capacidade de carga. A simplicidade e a resiliência diante de combustíveis com especificações que por vezes podem ser muito diferentes das recomendadas pelo fabricante do motor ou do veículo também fazem com que sejam o padrão para as frotas militares dos países-membros da OTAN.

"Na hora q vc comecar a fazer as contas e calcular a economia do GNV em comparacao ao resto dos combustiveis, a final de contas se vc ficar com o carro mais de 2 anos, conseguiría comprar outro zerado ( se for o caso q o motor esteja sem condicoes de rodar, o qual nao é)."
O gás pode ser financeiramente vantajoso em comparação à gasolina e ao etanol em motores de ignição por faísca, mas não chega a ser melhor que o Diesel e ainda sofre com disponibilidade mais restrita. E mesmo com a alegada economia, chega a soar exagerado a alegação de que seria possível comprar outro veículo 0km apenas com o valor que deixa de ser gasto com combustível de curto a médio prazo.

"Poderia ficar o dia todo aqui esclarecendo pra vcs o errado q aprenderam e estao demonstrando aqui mas nao vale a pena. Da vergonha aleia de ler esses comentarios falando besteira."
Dá vergonha ALHEIA de alguns prováveis analfabetos funcionais que não sabem interpretar um texto e contra-argumentar de maneira coerente, tampouco escrever.

4 comentários:

  1. Nem vale a pena dar atenção para esse pessoal mais bitolado. No mínimo deve ser eleitor da Dilma que acha uma maravilha sustentar aquele ladrão do Evo Morales.

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  2. Esse povo gosta de brigar por besteira. Meu pai trabalha com carro a gás mas nem por isso fica indo atrás de briga com quem prefere outro combustível.

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  3. Gás não é de todo ruim mas tem sim seus inconvenientes

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  4. Cirúrgico. Mas eu como paulista até prefiro o etanol do que o gás.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html