quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Ford Focus TDCi argentino

Esse é para lembrar de uma época em que os argentinos dispunham de mais opções de carro com motor Diesel, e despertavam alguma curiosidade quando vinham passear no litoral brasileiro. No caso do Ford Focus de 2a geração, o motor 1.8 TDCi dotado de turbo, intercooler e injeção eletrônica common-rail ainda era basicamente uma versão modernizada do antigo Endura-D/Lynx com injeção indireta e versões naturalmente aspiradas ou turbo dependendo da aplicação. Enquanto na Europa ainda havia a opção por motores turbodiesel co-projetados pela Ford e pelo grupo PSA nas faixas de 1.6L (PSA DV6/Ford DLD-416) e 2.0L (PSA DW10), este último com a opção por câmbio automático, na Argentina só foi oferecido regularmente o 1.8 TDCi e sempre com câmbio manual de 5 marchas. Os argentinos já estavam em vantagem diante dos brasileiros, que nem sequer puderam contar com a opção pelo Diesel, embora nos últimos anos na Argentina esteja diminuindo a oferta desse tipo de motor...

4 comentários:

  1. Interessante para os argentinos na época terem pelo menos contado com uma opção de motor a diesel mesmo. Mas o que eu estranhei é não terem usado esse mesmo motor no EcoSport que ia do Brasil para lá.

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    1. Provavelmente por uma questão de logística que facilitava mais usar o motor Peugeot DLD-414 no EcoSport e no Fiesta brasileiros, enquanto no caso do Focus por ser feito lá na Argentina mesmo e pelo menos compartilhar o motor com o Mondeo já seria justificável.

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  2. Nunca mais vi um desses a diesel

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  3. Já vi uns desses no Guarujá

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html