terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Toyota Raum: engine swap ou false flag

Apareceu ontem na praia de Canasvieiras esse Toyota Raum de 1ª geração com placas do Paraguai, e um emblema alusivo aos motores com injeção direta que a Toyota comercializa com a designação D-4D. Como se já não fosse suficientemente exótica a presença de um modelo JDM no Brasil, o fato de ser permitido o uso de motores Diesel no Paraguai já seria outro ponto a se destacar. No entanto, o modelo nunca chegou a ser oferecido de fábrica com qualquer motor Diesel.
Até existem alguns motores na linha da Toyota que poderiam caber sem muita dificuldade no Raum e, como o motor original teria de ser removido para facilitar o acesso à parede de fogo durante a transferência do cockpit do lado direito para o esquerdo, nada impediria a adaptação de motores como o 1ND-TV de 1.4L ou o 1CD-FTV de 2.0L que foram usados no Corolla E120 de especificação européia que compartilhava a carroceria estreita com o modelo vendido no Japão, e é apenas 1 centímetro mais largo que o Raum. Ou até aqueles motores 2C naturalmente aspirados e com injeção indireta que foram usados no Corolla importado oficialmente no Paraguai eventualmente servissem à adaptação, tendo em vista que para o mercado japonês também era possível encontrá-lo especificado para uso com câmbio automático que sempre foi equipamento de série no Raum. E como os câmbios automáticos usados na linha Toyota costumam ser feitos pela Aisin e não raro o mesmo câmbio serve a modelos muito diferentes, faria até bastante sentido um engine swap.
Como além do emblema alusivo aos motores D-4D ainda estava presente um alusivo à cilindrada de 1.6L também não faria muito sentido diante do motor 5E-FE de 1.5L movido a gasolina, embora a Toyota tenha incorporado em 2015 na linha européia o motor BMW N47D16 sob a denominação própria 1WW nessa faixa de 1.6L para se manter numa faixa de tributação mais favorável em países como Portugal, mas é recente (e caro) demais para chegar de segunda mão no Paraguai, e seria mais trabalhoso de ser integrado à parte elétrica original do veículo. Portanto, não seria de se desconfiar que algum paragua mais zoeiro tenha optado por atiçar brasileiros favoráveis à liberação do Diesel...

4 comentários:

  1. Os paraguaios tem a sorte de contar com acesso a carros bons a um preço muito mais justo. Essa questão de poder usar motor a diesel é outro ponto a se destacar mesmo, mas só de não ficar refém de um cartel que só vende porcaria já é vantagem.

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  2. Não é de se duvidar que possa ter adaptado outro motor mesmo, mas só vendo para saber. Se tiver muita fuligem ao redor do cano de descarga, com certeza foi convertido para diesel.

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    1. Na hora eu nem atentei a esse detalhe, mas por incrível que pareça eu já vi muito carro velho que mesmo com motor Diesel aspirado não estava fumando exageradamente.

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  3. Se já tem que tirar o motor original para modificar da mão inglesa para a mão que a gente usa, deve valer a pena trocar junto o motor.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html