terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Alguns modelos da Mercedes-Benz equipados com os motores OM611, OM646 e OM651

Sprinter: as primeiras versões a usarem injeção eletrônica do tipo common-rail, ainda na primeira geração mas já incorporando o facelift, traziam o motor OM611 em versões de 2.1L com pistões de 88mm e curso de 88,3mm. Feitas na Argentina com ratings de potência de 109cv e 129cv, ainda se vê muitas rodando no Brasil levando carga ou passageiros além de aplicações especiais. Mas exemplares com uma configuração de uso misto que faz sucesso com usuários particulares são mais comuns do lado de lá da fronteira, aparecendo no Brasil mais durante temporadas turísticas. Provavelmente as restrições de altura em estacionamentos cobertos na Argentina não sejam tão severas como costumam ser no Brasil...

Vito da 2a geração: com um porte que se mostra mais favorável a usos particulares em comparação à Sprinter, mais notadamente no tocante à altura, usava o motor OM646 com as mesmas medidas de diâmetro e curso do OM611 em ratings de 109cv, 129cv e 150cv, ou diferentes versões do OM651 de acordo com o ano de fabricação e a certificação de emissões. Em função da homologação de versões com menos de 10 assentos e capacidade de carga nominal abaixo de 1000kg, eventualmente nessa configuração e com tração simples pudesse ser requerido um motor de ignição por faísca ao invés de um Diesel se tivesse sido vendida no Brasil, a exemplo do que ocorre com a 3a geração nas versões de passageiros.

Classe C W204: um modelo que está longe de ser incomum no Brasil, embora versões como esse C220 CDI emplacado no Paraguai e ao que tudo indica equipado com o motor OM651 numa versão de 170cv infelizmente não tenham sido comercializadas no Brasil. Apesar de se manter na mesma faixa de cilindrada dos motores OM611 e OM646, o OM651 é tem pistões de 83mm com curso de 99mm, além de versões de 1.8L com o curso reduzido para 83mm.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html