segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Caso para reflexão: pick-ups compactas chinesas

A participação de pick-ups compactas chinesas no mercado brasileiro caiu consideravelmente depois de 2013, embora ainda se veja uma quantidade razoável e alguns modelos mais recentes como a Effa V21 já venham com freios ABS e airbag que estavam ausentes em alguns modelos lançados antes da obrigatoriedade desses equipamentos em veículos 0km (apesar do airbag não ser de fato obrigatório no caso de "utilitários" de acordo com a capacidade de carga ou passageiros ou a tração). Mesmo que não tenham um apelo tão forte junto ao público generalista como acontece com os modelos derivados de automóveis das fábricas ocidentais, ainda que a cabine dupla que poderia torná-los aceitáveis para o uso misto não tenha sido suficiente para fazer da Effa Start uma campeã de vendas por exemplo. De um modo geral, essa categoria de veículo também é um ótimo pretexto para questionar as definições meramente arbitrárias acerca de quais características seriam relevantes para classificar quais modelos estariam aptos ao uso de motores Diesel no mercado brasileiro.
Mesmo que a maioria das pick-ups compactas chinesas que já foram comercializadas no Brasil conte com uma capacidade de carga nominal inferior ao mínimo de 1000kg que serve de parâmetro para definir um veículo de tração simples e acomodação para menos de 9 passageiros como "utilitário", há algumas características que saltam aos olhos e já demonstram um alto grau de incoerência nas regras hoje em vigor. O uso de carrocerias com assoalho totalmente plano, e que ainda permitem abrir tanto a tampa traseira quanto as laterais, se revela particularmente útil para o transporte de carga em pallets e o carregamento com auxílio de empilhadeiras em pátios de manobras e instalações industriais, e já podem atender bem às necessidades de alguns operadores que priorizam manobrabilidade em espaços confinados tão comuns nos centros urbanos. Restrições não apenas nas dimensões externas, e também no peso bruto total, são outra circunstância que pode fazer uma pick-up compacta ser até mais adequada a alguns serviços que requeiram um cuidado maior para não danificar terrenos por onde o veículo vá trafegar, como na manutenção e paisagismo de praças e parques.

Outro fato a se destacar é que entre as pick-ups compactas chinesas predomina o uso de motores que nada mais são do que imitações de projetos antigos da Suzuki, como o F10A de 1.0L e o G13A de 1.3L que chegaram a ser usados no Samurai. Por mais que a diferença no espaço disponível para que um motor Diesel seja acomodado, principalmente ao recordarmos que atualmente seria mais difícil dispensar o turbo em função do enquadramento a normas de emissões e portanto a refrigeração se torna igualmente mais crítica, poderia ficar mais difícil até mesmo valer-se do fato de alguns modelos como a Chana Heavy terem uma capacidade de carga nominal já na faixa de 1000kg, que já estaria apta ao uso desse tipo de motor caso fosse comercializada no Brasil. E para quem eventualmente se deixasse iludir acreditando que um motor a gasolina de baixa cilindrada pudesse ser econômico numa pick-up compacta chinesa com essa capacidade de carga, o fato de necessitar recorrer a uma relação de diferencial mais curta para arrastar esse peso todo se reflete num consumo comparável ao de uma pick-up de porte mais avantajado.

2 comentários:

  1. Faz sentido. Eu já vi gente usando umas minivans chinesas como carro de passeio, mas caminhonete de carroceria aberta dessas assim eu sempre vi sendo usadas a trabalho mesmo.

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  2. Até já vi picapes desse tipo sendo usadas como carro particular, mas os donos já tinham escolhido essas para poder usar também a trabalho. Mais econômico que sustentar 2 carros.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html