quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Mazda BT-50 de 2a geração

Uma pick-up que não é oferecida no Brasil mas compartilha o projeto com um modelo vendido regularmente no mercado nacional, a geração atual da Mazda BT-50 é basicamente uma Ford Ranger com outra carcaça. Produzida somente na Tailândia e na África do Sul, usa os mesmos motores turbodiesel Duratorq de 4 cilindros e 2.2L ou de 5 cilindros e 3.2L usados pela Ford, além do Duratec Direct de 2.5L a gasolina para a Bolívia onde motores Diesel com cilindrada abaixo de 4.0L tiveram a importação proibida e outros países onde por qualquer motivo mais subjetivo ocorra uma maior receptividade aos motores de ignição por faísca. Chega a soar um tanto estranho que a Mazda não use na BT-50 o próprio motor SkyActiv-D de 2.2L já usado na linha de automóveis e SUVs. A diferença entre o torque para o Duratorq de 3.2L é menor no SkyActiv-D em comparação à versão de maior desempenho do Duratorq de 2.2L, o que já é de se destacar num utilitário. Também vale frisar que a taxa de compressão de 14:1, inferior à de 15,7:1 do Duratorq (15,8:1 no de 5 cilindros) já proporciona condições menos propícias para a formação de óxidos de nitrogênio que tem sido o calcanhar de Aquiles no controle de emissões dos motores Diesel por muito tempo e já estão causando transtornos também nas novas gerações de motores de ignição por faísca com injeção direta.

2 comentários:

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html