sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Chery Cowin: uma oportunidade perdida pelos chineses para ganhar força no Diesel

Houve uma época que os fabricantes de carros chineses ainda dependiam muito mais da transferência de tecnologia exigida pela ditadura comunista para autorizar a operação de fabricantes estrangeiros lá, e um dos exemplos dessa estratégia foi o Chery A15, produzido entre 2003 e 2010 sendo também oferecido com outros nomes como Cowin, Flagcloud ou Amulet dependendo do mercado. Chegou a ser vendido no Uruguai como Cowin, sempre com um motor de 1.5L movido a gasolina, não aproveitando nem mesmo o fato de usar uma plataforma da Volkswagen por ser baseado no SEAT Toledo de 1ª geração e que poderia servir de pretexto para que fosse oferecido com ao menos uma opção de motor Diesel. Eventualmente pudesse até ter alcançado uma participação mais expressiva em mercados de exportação onde o Diesel tinha maior demanda, como foi o caso do Uruguai até as políticas desastrosas do partido colorado de Tabaré Vázquez e Pepe Mujica terem feito com que esse tipo de motorização passar a ser tributada de forma mais extorsiva que um similar a gasolina.

Um comentário:

  1. Se os chineses entrassem com força na fabricação de motor a diesel, conseguiriam talvez fazer pressão suficiente para que essas proibições fossem revogadas.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo e entre na conversa. Por favor, comente apenas em português, espanhol ou inglês.

Welcome, and get into the talk. Please, comment only either in Portuguese, Spanish or English.


- - LEIA ANTES DE COMENTAR / READ BEFORE COMMENT - -

Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html