domingo, 9 de junho de 2019

Caso para reflexão: Ford Explorer de 2ª geração com cilindros de gás por baixo

Um daqueles casos de escolher entre a configuração "menos pior" quando se tenta adaptar um veículo para operar com gás natural, a instalação de cilindros sob o assoalho da carroceria não é incomum em virtude do menor impacto sobre a capacidade volumétrica do compartimento de bagagens. Apesar de geralmente necessitar a realocação do pneu sobressalente, este ocupa menos espaço e não inviabiliza uma eventual acomodação de materiais que requeiram o rebatimento do banco traseiro como poderia ocorrer com cilindros montados no interior do veículo. Vazamentos podem demorar mais para serem percebidos pelo condutor e passageiros, mas o fato dos cilindros estarem montados por fora facilita a dissipação e reduz o risco de uma eventual formação de atmosfera explosiva dentro do habitáculo. O gás natural tem mesmo o inconveniente de quase sempre acarretar numa perda de volume de carga, e o reabastecimento não é tão "à prova de burro" quanto costuma ser com combustíveis líquidos, e com os preços desse combustível se tornando menos competitivos recentemente acaba por só fazer algum sentido em veículos de um porte mais avantajado como uma Ford Explorer, especialmente se for uma 4X2 cuja numeração de chassi já tornaria praticamente impossível regularizar uma conversão para Diesel.

2 comentários:

  1. Já ouvi sobre uma S10 que colocaram um falso cilindro de gnv em fibra de vidro pintado de amarelo embaixo da caçamba pra afastar eventuais ladrões. Reza a lenda que a tal S10 é 4x4 a diesel...

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    1. Tenho lá minhas dúvidas quanto à eficácia dessa medida. E quanto à veracidade dessa história, considerando que pudesse acabar chamando muita atenção durante uma blitz ou uma vistoria, até que fosse constatado não ser uma instalação irregular de GNV renderia alguma incomodação.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html