sábado, 1 de junho de 2019

Clássico nacional: Chevrolet D-10

Produzida entre os anos de '78 a '85, a Chevrolet D-10 era originalmente equipada com motor Perkins 4-236 de 3.9L na versão também conhecida como Q20B4, que se diferenciava de algumas destinadas ao uso em tratores por ter injeção direta. A modesta potência de 77cv a 2800 RPM atualmente pode não impressionar nessa era de hegemonia do turbocompressor, mas o torque de 30kgfm era alcançado já a 1500 RPM. A velocidade máxima de 120km/h e a aceleração de 0 a 100km/h não deixam de ser satisfatórios considerando a idade do projeto. O câmbio original tem 4 marchas, sem overdrive, mas a relação de diferencial de 3,15:1 certamente proporciona manter uma velocidade de cruzeiro adequada sem forçar demais a rotação, contribuindo para a longevidade do motor.
Como à época já vigorava a restrição ao uso do óleo diesel em veículos de acordo com capacidades de carga e/ou passageiros e tração, o modelo tinha a capacidade de carga homologada em 1150kg, sendo 400kg a mais que a das C-10 a gasolina e A-10 a etanol homologadas para 750kg. O exemplar das fotos, do ano '84, estava com a parte frontal modificada para a aparência anterior à dos modelos de '79 em diante que traziam uma grade quadriculada feita em plástico.

3 comentários:

  1. Dessas eu não vejo mais na mão dos cowboys de posto.

    ResponderExcluir
  2. Essas não eram para ser um brinquedo de filho de fazendeiro, trabalhavam duro.

    ResponderExcluir
  3. Combinou bem com esse cenário. Um editorial de moda com essa pick-up nesse lugar ficaria perfeito...

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo e entre na conversa. Por favor, comente apenas em português, espanhol ou inglês.

Welcome, and get into the talk. Please, comment only either in Portuguese, Spanish or English.


- - LEIA ANTES DE COMENTAR / READ BEFORE COMMENT - -

Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html