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quarta-feira, 3 de julho de 2019
Curvas de torque: fazendo uma diferença maior do que a esperada
Considerando uma relação de marcha idêntica caso fosse possível comparar ambos os motores numa mesma aplicação, seria como tentar equiparar um atleta de pistas curtas como o Usain Bolt a um maratonista. Apesar do D08 poder ter uma vantagem na arrancada, fazendo uma analogia ao "sprint" numa competição de atletismo, logo em seguida deixa de levar vantagem à medida que a curva do torque se desloca novamente para baixo após superar a faixa onde esse parâmetro estaria "plano", e o motor original do Urus ainda teria "fôlego" para correr mais de modo que numa determinada faixa de rotação mais alta entregaria mais torque em valores absolutos tendo em vista também a faixa do pico deslocada para regimes mais elevados. Considerando eventuais alterações nas relações de marcha e o consequente impacto no desempenho, uma relação mais longa que equiparasse a aceleração de 0 a 100km/h poderia não se refletir no motor MAN sendo capaz de proporcionar a mesma velocidade máxima que o V8, tendo em vista não só que o torque ficaria mais desmultiplicado e o valor final nas rodas seria portanto reduzido, bem como os efeitos da aerodinâmica em velocidades acima de 80km/h. Naturalmente, não se trata de qual motor é efetivamente melhor, mas sim mais adequado a cada tipo de operação.
2 comentários:
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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.
It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.
Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html
Motor de caminhão pode ser muito bom, mas querer adaptar num carrão desses não seria exagero?
ResponderExcluirPrimeiro tem que ver se cabe, e também como um motor diferente vá influenciar a distribuição de peso entre os eixos e a dinâmica do veículo. Mas agora o objetivo foi comparar como a entrega da potência e do torque em diferentes faixas de rotação pode definir como diferentes motores podem servir melhor a aplicações específicas.
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