quarta-feira, 3 de julho de 2019

Curvas de torque: fazendo uma diferença maior do que a esperada

Uma comparação entre o motor MAN D08 34 de 4.6L e 4 cilindros oferecido na linha dos caminhões Volkswagen Constellation Euro-5 em versões de 190cv e 230cv e o V8 twin-turbo com 4.0L usado no Lamborghini Urus pode parecer improvável, mas não deixa de ser útil para entender como a curva de torque afeta o desempenho de um veículo tanto quanto o próprio valor do pico de torque. Nesse caso, tanto a versão de 230cv do motor MAN usada no Volkswagen 17-230 quanto o Lamborghini tem um pico de torque de 850Nm, apesar de estarem concentrados em regimes diferentes. No caminhão, esse valor está disponível entre 1100 e 1600 RPM, enquanto no sport-utility isso ocorre numa faixa entre 2250 e 4500 RPM, o que já é um forte indicativo da maior aptidão de um motor Diesel à operação em regimes de giro mais modestos em comparação a um motor de ignição por faísca mais visceral como seria de se esperar num esportivo puro-sangue (apesar da configuração de carroceria SUV ter alguma rejeição entre parte dos entusiastas). Apesar das curvas de potência também fazerem uma diferença considerável, com os 225cv do Constellation a 2400 RPM contrastando com os 650cv a 6000 RPM no Urus, nesse caso o torque permanece mais relevante para tentar entender como eventualmente o que parece ser uma vantagem incontestável do Diesel pode ser mais relevante num cenário específico do que em outras condições de uso.
Considerando uma relação de marcha idêntica caso fosse possível comparar ambos os motores numa mesma aplicação, seria como tentar equiparar um atleta de pistas curtas como o Usain Bolt a um maratonista. Apesar do D08 poder ter uma vantagem na arrancada, fazendo uma analogia ao "sprint" numa competição de atletismo, logo em seguida deixa de levar vantagem à medida que a curva do torque se desloca novamente para baixo após superar a faixa onde esse parâmetro estaria "plano", e o motor original do Urus ainda teria "fôlego" para correr mais de modo que numa determinada faixa de rotação mais alta entregaria mais torque em valores absolutos tendo em vista também a faixa do pico deslocada para regimes mais elevados. Considerando eventuais alterações nas relações de marcha e o consequente impacto no desempenho, uma relação mais longa que equiparasse a aceleração de 0 a 100km/h poderia não se refletir no motor MAN sendo capaz de proporcionar a mesma velocidade máxima que o V8, tendo em vista não só que o torque ficaria mais desmultiplicado e o valor final nas rodas seria portanto reduzido, bem como os efeitos da aerodinâmica em velocidades acima de 80km/h. Naturalmente, não se trata de qual motor é efetivamente melhor, mas sim mais adequado a cada tipo de operação.

2 comentários:

  1. Motor de caminhão pode ser muito bom, mas querer adaptar num carrão desses não seria exagero?

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    Respostas
    1. Primeiro tem que ver se cabe, e também como um motor diferente vá influenciar a distribuição de peso entre os eixos e a dinâmica do veículo. Mas agora o objetivo foi comparar como a entrega da potência e do torque em diferentes faixas de rotação pode definir como diferentes motores podem servir melhor a aplicações específicas.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html