segunda-feira, 1 de julho de 2019

Caso para reflexão: ambulâncias de tamanhos diferentes

Passando por uma região de Porto Alegre com uma quantidade considerável de hospitais no entorno, em diferentes datas eu acabei vendo ambulâncias de tamanhos diferentes operadas por uma mesma empresa, e naturalmente me chama a atenção que tão somente a capacidade de carga nominal do modelo adaptado para essa função possa ser usada como pretexto para que um não possa dispor da opção por motor Diesel no Brasil. Ainda que seja previsível também que a diferença nas capacidades de carga tanto em peso quanto em volume entre um Fiorino e uma Sprinter com carroceria modular semelhante à das ambulâncias americanas reflitam também na aptidão para contar com equipamentos necessários ao provimento de diferentes graus de suporte ao paciente, como a grosso modo a função de uma ambulância vá ser essencialmente a mesma, esse acaba sendo um daqueles casos em que fica mais evidente a total falta de sentido nas restrições ao uso de motor Diesel com base na capacidade de carga. Considerando também que às vezes nem todos os recursos de uma UTI móvel possam se fazer necessários, a melhor manobrabilidade em espaços mais restritos de um veículo menor também poderia ser benéfica em algumas circunstâncias, agilizando o atendimento às emergências médicas.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html