quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Centenário do nascimento de Eduardo Barreiros

Hoje é um dia muito importante para os dieselheads espanhóis, que celebram o legado de um dos grandes responsáveis por viabilizar a participação de motores Diesel no segmento de veículos leves na Espanha, além do auxílio de valor inestimável para a recuperação que se seguiu à Guerra Civil Espanhola só ter sido possível em grande parte pela engenhosidade de Eduardo Barreiros. Nascido a 24 de outubro de 1919 em Nogueira de Ramuín, província de Orense, comunidade autônoma da Galícia, e falecido a 19 de fevereiro de 1992 em Havana onde estava prestando serviços de engenharia para uma empresa cubano-soviética destinada à fabricação de motores Diesel pesados e caminhões que não prosperou, Eduardo Barreiros foi sem sombra de dúvidas um grande visionário em apostar nos motores Diesel como uma solução para operadores comerciais ainda na época que predominavam caminhões a gasolina.

Envolvido com o setor de transportes desde tenra idade, tendo em vista que auxiliava o pai na operação de uma linha de ônibus em 1925, foi a partir de 1949 que iniciou a conversão de motores a gasolina para Diesel inicialmente visando atender à grande quantidade de caminhões russos ZIS-5 que haviam ingressado na Espanha na época da Guerra Civil e posteriormente encontravam um destino nas mãos de particulares. A grande demanda pelos serviços de conversão fizeram com que Eduardo Barreiros começasse já em 1951 a planejar a mudança para Madrid, começando com a fundação da empresa Galicia Industrial que em 1954 se tornaria Barreiros Diesel e daria início à produção de motores com tecnologia própria com o EB-2 destinado ao uso em tratores, bem como do EB-6 que era uma melhoria do projeto original de um motor Perkins inglês, e a partir de 1955 com o lançamento do motor EB-4 começa a atender ao segmento de veículos leves. Iniciou a produção de caminhões em 1957 para atender a uma concorrência promovida pelo Exército Português, na qual o protótipo TT.90.22 conhecido como "El Abuelo" e que havia sido feito com muitas das peças provenientes de desmanches foi aprovado em grande parte por méritos do motor EB-6. Dificuldades com o diretor do Instituto Nacional de Indústria (INI), descontente com a possibilidade da Barreiros Diesel se tornar uma concorrente contra a estatal ENASA que produzia os caminhões Pegaso, dificultaram a inserção da Barreiros Diesel na venda de veículos completos, ainda que em 1957 tivesse se tornado distribuidora dos caminhões poloneses Star que eram montados a partir de kits CKD na Espanha onde já recebiam motor Barreiros, que também era exportado para a Star usar na Polônia mesmo.

Já em 1958, a autorização para produzir caminhões foi obtida junto ao Ministério de Indústria, tendo em vista que o próprio general Francisco Franco que então governava a Espanha com mãos de ferro tinha conhecimento da importância de veículos utilitários equipados com o motor EB-6 para a economia espanhola a ponto de ser muitas vezes mencionado como "el motor del régimen" em que pese disputar mercado com produtos da ENASA, e no começo da década de '60 a Barreiros Diesel já tomava a liderança do mercado espanhol de caminhões que antes era dos Pegaso. Naturalmente, a iniciativa de vender caminhões a crédito em parceria com o Banco de Viscaya numa época que essa prática não era tão usual serviu para fazer com que autônomos e pequenas empresas considerassem a aquisição de caminhões Barreiros e outros veículos utilitários como os Tempo-Onieva que também eram produzidos pela Barreiros Diesel em parceria com a Hanomag e a Onieva.

Mas aquela que seria talvez a iniciativa mais ousada de Eduardo Barreiros foi o estabelecimento de uma negociação com a Chrysler a partir de 1963 que culminou com a venda de inicialmente 35% do capital da Barreiros Diesel para a empresa americana em 1964 e o início da fabricação de automóveis das marcas Dodge em 1965 e Simca em 1966. Também acabou sendo emblemático tanto em função da presença de um motor Diesel num automóvel de uma categoria considerada prestigiosa quanto pela discrepância na cilindrada em comparação com o modelo a gasolina o lançamento em 1966 do Dodge Dart Diesel, que substituía o motor Slant-Six de 3.7L a gasolina importado da Argentina pelo motor Barreiros Diesel C-65 de 2.0L com somente 65cv a 4000 RPM visando atender principalmente ao segmento de táxis. Apesar de não fazer muito sentido uma comparação com o Slant-Six pelo C-65 ser um motor extremamente rústico de pretensões mais modestas e essencialmente utilitárias, a simples iniciativa de oferecê-lo de fábrica numa "banheira" de concepção tipicamente americana não deixa de se destacar até como uma improvável precursora da atual consolidação da oferta de motores Diesel veiculares leves em uma quantidade menor de faixas de cilindrada...

O afastamento de Eduardo Barreiros da antiga Barreiros Diesel, já transformada em Chrysler España, ocorreu em 1969 e incluía um "acordo de não competir" que o manteve por 5 anos afastado da indústria mecânica e levou a um "auto-exílio" em La Solana onde se dedicou à agropecuária e tornou-se um dos pioneiros no melhoramento genético do gado espanhol e também investiu na produção de vinhos. Paralelamente a essas atividades, ainda fazia experiências por conta própria com motores até ser finalmente liberado das obrigações contratuais com a Chrysler e começou a se reunir com antigos parceiros para retomar atividades nessa área, inicialmente como consultor independente prestando serviços em países como Marrocos, Egito, Filipinas e Cuba. Fundando em 1980 a empresa DIMISA Diésel Motores Industrias S.A. para desenvolver novos projetos de motores Diesel inicialmente nas configurações V6 e V8, e tratar dos acordos de transferência de tecnologia como o que foi firmado com a malfadada empresa Amistad Cubano-Soviética e projetos de conversão de motores russos para Diesel que seriam efetuados em Cuba, continuou ativo até 1992 quando ainda se preparava para uma nova mudança rumo a Angola. Não chegou a concluir o projeto do motor EB112, cuja finalização dos primeiros protótipos tendo ocorrido após o falecimento de Eduardo Barreiros rendendo a esse motor a denominação "El Póstumo", e cuja produção que se planejava levar adiante em Angola acabou por não acontecer.

O vídeo abaixo, de uma celebração promovida no Circuito de Jarama dia 15 de junho durante o IV Jarama Classic com participação da Fundação Eduardo Barreiros em preparação às comemorações do centenário de nascimento de Eduardo Barreiros, é apenas uma pequena mostra da importância do legado desse que foi um dos principais dieselheads espanhóis e segue como uma inspiração tanto na Espanha quanto em outros países da Europa, América Latina, Ásia e África para onde a Barreiros Diesel chegou a exportar.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html