Um lugar para os malucos por motores do ciclo Diesel compartilharem experiências. A favor da liberação do Diesel em veículos leves no mercado brasileiro, e de uma oferta mais ampla de biocombustíveis no varejo.
segunda-feira, 20 de abril de 2020
Rápida observação: teria sido contraproducente alçar o Diesel a uma posição mais prestigiosa?
Naturalmente o alto preço dos combustíveis no Brasil que atinge também o óleo diesel, porém numa proporção menor comparado à gasolina e ao etanol, favoreceu uma maior aceitação por consumidores com um perfil mais generalista que se viram de alguma maneira motivados a optar pelas pick-ups sob os mais variados pretextos, incluindo também eventuais expectativas de economia inerentes à maior eficiência termodinâmica de um bom turbodiesel associadas ao desempenho cada vez mais vigoroso a ponto de agradar também aos pés-de-chumbo de plantão. Mas é importante observar como a obsessão em torno por potência e regimes de rotação estratosféricos diante de um motor "de trator" como eram considerados anteriormente pelo grande público pode não ser a melhor abordagem. Embora hoje seja impossível se ver livre dos filtros de material particulado (DPF) e de algum método para controle das emissões de óxidos de nitrogênio (NOx) como o EGR ou o SCR, a princípio uma maior rusticidade que permitisse aproveitar projetos destinados a outras aplicações que não abdicam do aspecto essencialmente utilitário manteria os custos dentro de um patamar mais fácil de assimilar para quem não pode dispensar a economia de combustível e se vê impossibilitado de fazer a transição para o etanol ou o gás natural basicamente em função das implicações logísticas.
Um comentário:
Seja bem-vindo e entre na conversa. Por favor, comente apenas em português, espanhol ou inglês.
Welcome, and get into the talk. Please, comment only either in Portuguese, Spanish or English.
- - LEIA ANTES DE COMENTAR / READ BEFORE COMMENT - -
Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.
It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.
Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html
Depois de andar na Trailblazer V6 da mãe duma amiga, me surgiu essa dúvida sobre a S10 não ter motor V6 nem como opcional. E nessa parte de motor a diesel ser o top de linha, tem que lembrar da Amarok que é sempre a diesel e até tem o V6 TDI.
ResponderExcluir