quinta-feira, 2 de abril de 2020

5 motivos para o Fusca eventualmente ter uma trafegabilidade melhor em condições off-road que muito SUV moderno

Um projeto como o do Fusca, versátil o suficiente para seguir atendendo tanto aos públicos urbano e suburbano quanto rural que tenham prioridades diferenciadas de acordo com as respectivas condições de rodagem, contemplava a trafegabilidade em ambientes severos como efetiva necessidade. Unindo grande robustez a um estilo que agradava mais ao público generalista antes que algumas categorias de veículos utilitários caíssem nas graças da classe média urbana como símbolo de status, ainda nos dias de hoje o Fusca não passa sufoco em situações onde muito SUV moderno passa sufoco. Ao menos 5 motivos se destacam para que o pioneiro dos carros "populares" no Brasil ainda ofereça uma melhor aptidão off-road em comparação não só a gerações mais recentes de automóveis generalistas como também a SUVs.

1 - distribuição de peso entre os eixos: com motor e tração traseiros, mesmo diante das diferentes condições de carga, mantém uma concentração de peso sempre mais próxima do eixo motriz, o que já confere uma melhor capacidade de transposição por terrenos escorregadios mesmo não tendo tração 4X4. Também cabe mencionar que os SUVs modernos acabam mais limitados nesse aspecto devido à configuração de motor e tração dianteiros, que ainda não fica tão comprometida com pouca carga mas se torna mais problemática à medida que se vá carregando, tendo em vista que a grande maioria dos automóveis tem o compartimento principal de bagagens mais próximo ao eixo traseiro. E mesmo com o diferencial convencional, consegue transpor trechos que modelos de tração dianteira só chegam a ter uma desenvoltura comparável quando equipados ou com bloqueio de diferencial ou com controle de tração;
2 - mecânica simples e funcional: em que pese a idade do projeto básico, uma concepção até certo ponto minimalista faz com que a base mecânica do Fusca não tenha muito o que dar errado, e com um conhecimento mínimo de mecânica é mais fácil fazer reparos emergenciais ao invés de precisar sair rebocado por um trator onde um caminhão guincho não consiga chegar como não deixa de ser o caso de alguns SUVs modernos, além do custo e complexidade menores da tração simples diante da quantidade de componentes num sistema de tração 4X4. E mesmo que o motor e o câmbio do Fusca já não sejam nenhum expoente de eficiência comparados ao que se usa em automóveis e SUVs mais modernos, um sistema de tração simples tende a apresentar menos atritos parasitários e portanto uma menor perda de potência e torque na comparação a sistemas de tração 4X4;
3 - suspensão independente nas 4 rodas: característica pouco comum em plataformas atualmente destinadas ao 3º mundo, ainda é vista com algum ceticismo por grande parte do público entusiasta do off-road recreativo e considerada demasiado cara para aplicação na maioria dos utilitários. E por mais que o sistema de barras de torção usado no Fusca seja um tanto excessivamente volumoso comparado à suspensão dianteira McPherson que se tornou padrão nos automóveis e SUVs modernos, bem como a suspensão traseira com semi-eixos oscilantes considerados fator de risco para capotamentos devido à variação de cambagem nas curvas, tende a manter um contato mais constante de ambas as rodas traseiras com o terreno, favorecendo a tração tendo em vista a tendência que um diferencial apresenta de transmitir a maior parte do torque para a roda que apresente menos resistência e portanto vá girar em falso sem movimentar o veículo;

4 - chassi tipo espinha dorsal separado da carroceria: além de ser praticamente imune à torção, é uma configuração que se mostra vantajosa devido à modularidade. Além de facilitar reparos extensos de carroceria sem sacrificar a rigidez estrutural, o que eventualmente permita até substituí-la toda em caso de danos mais severos, facilitava desde modificações até mesmo uma substituição completa por outra mais otimizada para uma aplicação off-road específica como no caso dos buggys originalmente desenvolvidos para trafegar por terrenos arenosos e dunas nas praias. Tais fatores são vantajosos em comparação à predominância da estrutura monobloco em automóveis e alguns utilitários modernos. Modificações mais extensas nos sistemas de suspensão e freios também acabam sendo praticamente livres de restrições de ordem técnica, embora no Brasil essa circunstância acabe não sendo tão aproveitada como poderia ser;

5 - tamanho e peso relativamente compactos: embora alguns automóveis modernos cheguem a ser mais curtos que o Fusca, tal situação é pouco usual entre os SUVs, e também há de se destacar que o tradicional Volkswagen Sedan é ainda bastante estreito, e tais características acabam favorecendo a manobrabilidade em espaços exíguos. E mesmo com a ausência de direção hidráulica, o baixo peso mais concentrado atrás faz com que não seja necessário um esforço tão hercúleo para virar o volante.

Verdadeiro herói da resistência tanto pelos rincões mais longínquos do interior quanto nas cidades em meio à prevalência de modismos que jamais terão o mesmo carisma, o Fusca certamente figura dentre tantos carros mais "normais" que são injustiçados pela restrição ao uso de motores Diesel, visto que o motor original pode ser substituído por outros com diferentes graus de complexidade para adaptação, ao mesmo tempo que populações rurais nem sempre tem tanta facilidade para assimilar os maiores custos de aquisição e manutenção inerentes a veículos com tração 4X4 que já se consolidaram como um símbolo de prestígio no meio urbano.

3 comentários:

  1. Fusca ainda é o xodó dos colonos por causa disso.

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  2. Eu já não vejo tanto Fusca em São Paulo, mas no interior ainda tem gente que não troca por nenhum carro moderno mesmo. Mudando de assunto, lindo o cachorrinho que aparece em algumas das fotos.

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    1. É uma cadelinha, o nome dela é Vanessa. Está comigo desde filhote.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html