segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Caso para reflexão: Volkswagen Up táxi

Não é tão comum ver um Volkswagen Up servindo como táxi, mas de vez em quando aparece algum. É até possível atribuir algum descrédito ao gás natural entre os motivos para um modelo subcompacto ser considerado pelos operadores, tendo em vista que num modelo de porte maior e carroceria tipo sedan a instalação dos cilindros de gás natural acarreta numa redução do volume aproveitável do porta-malas, e também não se pode ignorar que para alguns trajetos na prática um hatch já pode ser suficiente e ainda oferecer melhor manobrabilidade em espaços mais confinados que são tão comuns nas áreas urbanas e suburbanas. Também é impossível deixar de fazer uma analogia à chegada do Fusca na praça quando ainda era a exceção e muitas vezes mencionado como "táxi-mirim" em contraponto a modelos grandes de concepção normalmente mais americanizada que eram mais comuns na função até a década de '60, apesar de hoje com tantas regulamentações que até dificultam a presença de hatches nas renovações de frota de táxis nas principais cidades tornar improvável que o Up chegue a uma hegemonia no segmento. De qualquer maneira, ao observar um Volkswagen Up táxi é impossível não considerar como um motor turbodiesel de pequena cilindrada poderia vir a calhar tanto pela economia operacional quanto por uma maior autonomia sem precisar sacrificar tanto o espaço para bagagens, e até mesmo se em último caso fosse necessário recorrer ao sistema SCR um reservatório para o fluido-padrão AdBlue/ARLA-32 ainda ocuparia menos espaço que um cilindro de 7,5m³ de gás natural. E também a ocupação relativamente baixa de um táxi, sendo mais raras as ocasiões em que vá transportar a lotação completa de passageiros, é outro bom pretexto para observar como a insistência em permitir o uso de motores Diesel somente em veículos classificados arbitrariamente como "utilitários" e na imensa maioria das vezes com dimensões externas maiores que as de um hatch subcompacto como o Volkswagen Up acaba causando problemas de tráfego nos centros urbanos para os quais apontam-se constantemente como solução automóveis com um tamanho mais contido. Tanto para aplicações profissionais como um táxi quanto no uso como veículo particular, não é tão difícil estabelecer uma relação de causa e efeito entre a presença cada vez mais constante de SUVs 4X4 com motor turbodiesel em funções que não justifiquem uma classificação arbitrária de "utilitário" e a necessidade de uma racionalização por parte de operadores comerciais que ficam impossibilitados de recorrer a essa solução, enquanto o incremento nos congestionamentos causados em grande parte pela desproporcionalidade entre as dimensões de veículos maiores e a baixa densidade de ocupação soma-se à falta de opções mais adequadas a conciliar uma boa economia de combustível por eventuais inconveniências do gás natural e pela inviabilidade econômica do etanol em algumas regiões. Enfim, por mais surpreendente que pode parecer num primeiro momento, deparar-se com um Volkswagen Up táxi não deixa de fazer algum sentido.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html