sábado, 18 de janeiro de 2014

Caso para reflexão: Voyage LS com motor de tobata

Usar um rústico motor de Tobatta num automóvel pode não ser necessariamente a melhor opção sob um ponto de vista técnico, mas o Voyage que aparece no vídeo abaixo, gravado em Araucária-PR, inspira uma reflexão: por conta de entraves meramente burocráticos, o consumidor brasileiro ficou privado de todo o desenvolvimento que os motores Diesel para aplicações veiculares leves tiveram nas últimas décadas.

De acordo com o autor do vídeo, o proprietário do veículo é um mecânico de máquinas agrícolas. Ironicamente, a imagem que está enraizada na mente de muitos brasileiros é de um "motor de trator" barulhento, vibrante, lento e "sujo", com alta emissão de material particulado, além da relação peso/potência desfavorável.

Mesmo em meio a tantos estereótipos pejorativos que acabaram permanecendo no mercado local, e reforçados com as restrições à importação de veículos que vigorou de '76 a '90, motores do ciclo Diesel já eram e ainda são reconhecidos nos principais mercados mundiais como uma opção adequada em função da economia operacional, além de posteriormente terem apresentado resultados promissores na busca por uma renovação da matriz energética e redução do impacto ambiental, embora alguns dispositivos de controle de emissões (principalmente o EGR e o DPF) tenham o funcionamento comprometido por serem mais dimensionados para o óleo diesel convencional do que para os principais substitutivos (biodiesel, etanol e óleos vegetais brutos).

Tomando novamente o Voyage do vídeo como referência, cabe recordar a maior simplicidade de manutenção em comparação com motores de ignição por faísca, tanto os que usam um sistema de tração convencional quanto os híbridos e, no caso apresentado, é interessante ressaltar a intercambialidade de peças com equipamentos diversos como tratores, motobombas e grupos geradores, facilitando a logística de insumos e componentes de reposição.

É importante salientar, ainda, o quão ridículo é manter proibições ao uso de motores Diesel em veículos classificados arbitrariamente por capacidades de carga, passageiros ou tração. Num país que tem inegavelmente uma forte vocação agroindustrial, como é o caso do Brasil, não deveria ser tão negligenciada a importância dos biocombustíveis para a segurança energética nacional, e nesse aspecto a maior adaptabilidade do ciclo Diesel a combustíveis alternativos sem sofrer alterações significativas no desempenho é especialmente favorável.

5 comentários:

  1. Yo conocia al Volkswagen Voyage, o Fox como lo conocen en Estados Unidos y Canada, pero jamás lo he visto un con motor de kuliglig. Puede no ser el mejor motor pero ya es libre de bujías de encendido...

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  2. Tem que liberar motor a diesel em carro pequeno mesmo, eu não duvido que se tivesse a opção por motores melhores não teria tanto desse tipo de gambiarra pelos interiores a fora.

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    1. Não sei se seria bem por aí. Talvez até pudesse haver quem ainda recorresse à adaptação de motores mais rústicos e destinados essencialmente a aplicações estacionárias e agrícolas. Para um colono que já tivesse uma Tobatta na propriedade, ou um pescador artesanal que usasse uma traineira com motor "de Tobatta", até faria algum sentido ter um carro com motor do mesmo tipo em virtude da intercambialidade de peças.

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  3. Não adianta tentar impedir, sempre aparece algum artista.

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  4. Como foi que eu nunca vi isso antes??? Parece mais com uma moenda de caldo de cana.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html