Um lugar para os malucos por motores do ciclo Diesel compartilharem experiências. A favor da liberação do Diesel em veículos leves no mercado brasileiro, e de uma oferta mais ampla de biocombustíveis no varejo.
sexta-feira, 20 de maio de 2016
Caso para reflexão: caminhão M35 e o motor multifuel
A aptidão do ciclo Diesel ao uso de combustíveis tão diversos era posta à prova com a severidade das aplicações militares, nas quais a possibilidade de redirecionar suprimentos de combustível originalmente destinados a aplicações civis e/ou apreendidos de inimigos subjugados ainda é um recurso valioso para garantir a mobilidade em meio a dificuldades logísticas que eventualmente prejudiquem ou mesmo impeçam a chegada do combustível que viria a ser considerado padrão. Muitos exemplares da série M35 já foram descaracterizados e tiveram o motor Multifuel original substituído, principalmente por motores Caterpillar 3116, Cummins B5.9 e C8.3 e Detroit Diesel 6V53 e 6V92 nos Estados Unidos, e MWM D-229-6 no Brasil. Há quem considere impossível o desenvolvimento de um motor "flex" baseado no ciclo Diesel ao invés do ciclo Otto ainda aplicado nos motores movidos a gasolina e etanol tanto puros quanto misturados em qualquer proporção, mesmo com toda a facilidade proporcionada hoje pelo gerenciamento eletrônico para ajustar os parâmetros de funcionamento mais adequados a cada combustível sem tanto risco de danos ao sistema de injeção, então de certa forma o sucesso do motor LDT 465 remontando a uma época em que a injeção mecânica ainda era a única opção soa um tanto quanto inspirador.
4 comentários:
Seja bem-vindo e entre na conversa. Por favor, comente apenas em português, espanhol ou inglês.
Welcome, and get into the talk. Please, comment only either in Portuguese, Spanish or English.
- - LEIA ANTES DE COMENTAR / READ BEFORE COMMENT - -
Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.
It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.
Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html
Desse modelo só vi com motor MWM de 6 cilindros mesmo.
ResponderExcluirSabe onde encontro um caminhão militar para alugar para usar num ensaio fotográfico de moda em São Paulo?
ResponderExcluirPossivelmente algum clube de colecionadores de veículos antigos seja o melhor lugar para procurar.
ExcluirBunito
ResponderExcluir