terça-feira, 3 de maio de 2016

Daihatsu Feroza: layout de transmissão um tanto desafiador, mas não é impossível de converter para Diesel

Importado oficialmente entre '94 e '98, o Daihatsu Feroza foi um dos precursores do modismo dos SUVs urbanos, embora ainda preservasse algumas características de um utilitário com configuração mais tradicional como o chassi separado da carroceria, motor longitudinal e tração 4X4 part-time. Originalmente equipado com motor Daihatsu HD-E a gasolina de 1.6L com 16 válvulas desenvolvendo potência de 95cv a 5700RPM e torque de 13,1kgfm a 4800RPM, tem algumas características que podem dificultar a adaptação de um motor Diesel. A começar pelos diferenciais com a relação 5,29:1, tão curta quanto a de alguns caminhões, exigindo portanto um motor mais "girador" para ter um desempenho adequado não apenas a incursões fora-de-estrada e deslocamento urbano mas também ao tráfego rodoviário caso não haja interesse em alterar os diferenciais e de certa forma justificando a fama de beberrão do jipinho. A suspensão dianteira independente não seria um grande empecilho, mas a posição do diferencial dianteiro pode gerar interferência com o cárter de alguns motores populares em adaptações no Brasil, como os Volkswagen EA-827, mais conhecidos como "AP", e portanto mais modificações vem a ser necessárias para assegurar uma instalação livre de problemas. O câmbio e a caixa de transferência são integrados num conjunto único, o que traz alguma dificuldade para modificações mais extensas, ainda que não seja exatamente um impedimento. Num momento desses pode até parecer tentador "castrar" usando um câmbio de Chevette e manter a tração apenas traseira, mas tal improviso viria a ser um empecilho para a regularização de uma conversão para Diesel. Partindo do princípio que no exterior é relativamente comum a adaptação de componentes da Toyota Hilux de 5ª geração (1ª a ser comercializada oficialmente no mercado brasileiro), de certa forma há uma "salvação" para o Feroza não só quanto a opções de motores mas também no tocante a um conjunto de transmissão mais adequado a um repotenciamento com motor Diesel mesmo que decida por outro que não tenha sido oferecido na Hilux. Enfim, por mais que a maioria dos mecânicos brasileiros ainda rejeite o Daihatu Feroza e outros tantos importados que fizeram a alegria de algum playboy durante os anos '90 e depois se tornaram um "mico" entre os carros usados, ainda pode ser uma alternativa para quem procura por um veículo compacto que possa ser convertido para Diesel sem entrar em conflito com a regulamentação brasileira em vigor.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html