segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Liberação começando pelas pick-ups pequenas ou irrestrita: qual faria mais sentido?

Esse tema surgiu após uma conversa com o meu amigo Humberto Alencar, de Goiânia, sobre aquela Fiat Strada de um frigorífico que eu vi no final do mês passado. Naturalmente, uma liberação do Diesel em veículos leves a ser iniciada pelas pick-ups pequenas como foi aventado pelo Humberto até poderia fazer algum sentido no tocante às aplicações efetivamente comerciais, mas já há precedentes que denotam o quão mais acertado viria a ser um fim de qualquer restrição baseada nas capacidades de carga e passageiros, tração ou eventualmente tipo de carroceria.

A primeira referência que vem à mente é o caso das adaptações de cabine dupla na Saveiro quadrada em resposta a um momento em que foi permitido legalizar conversões para Diesel e até a Volkswagen conseguiu desovar oficialmente algumas originalmente equipadas com o motor 1.6D usado na Kombi e em versões de exportação de outros modelos durante a década de '80. Como seria de se esperar, houve quem deixasse de comprar um Voyage ou uma Parati para se beneficiar dessa situação...

Também se poderia observar nas atuais gerações do Voyage e da Saveiro uma eventual repetição dessa situação caso o Diesel fosse liberado inicialmente nas pick-ups pequenas até gradualmente ser estendido aos automóveis, apesar da praticidade das 4 portas ter se consolidado na preferência do consumidor generalista. Não seria de se duvidar, porém, que uma parte expressiva do público viesse a abrir mão dessa comodidade ao escolher entre um Voyage que hoje é oferecido somente com 4 portas ou uma Saveiro que mesmo atualmente contando com cabine dupla de fábrica tem só duas portas.

Beneficiar pela configuração de carroceria um tipo de veículo teoricamente mais voltado ao trabalho ao derrubar restrições baseadas na capacidade de carga e passageiros ou tração pode inicialmente soar promissor, mas está longe de ser garantido que viesse a evitar uma repetição das atuais distorções observadas nas pick-ups e sport-utilities médios e grandes. Portanto, uma liberação do Diesel para todas as categorias permaneceria mais relevante.

6 comentários:

  1. O problema da caminhonete ter só duas portas é que não serviria para trabalhar de Uber nas horas vagas, já é um motivo a mais para eu preferir que liberem logo duma vez para carro normal também.

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  2. Eu já me daria por satisfeito com uma Saveiro moderna a diesel, mas tem quem realmente não possa abrir mão da comodidade das 4 portas.

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  3. Já andei numa Fiat Strada de cabine dupla daquelas que ainda tinham só duas portas. Não seria a minha escolha para um carro familiar, prefiro a comodidade das 4 portas.

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    1. Pode parecer loucura, mas uma vez eu entrei numa Strada de cabine estendida no pátio dum picareta no interior de Santa Catarina, e o banco traseiro que tinha sido adaptado nela estava mais confortável (ou eu deveria dizer menos desconfortável) que o original da cabine dupla. E as ancoragens dos cintos de segurança estavam bem firmes, não era aquele servicinho porco de costurar umas tiras de pano direto no assento e deixar por isso mesmo.

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    2. Aquelas tiras de pano costuradas no lugar do cinto não dá mesmo, né? O avô de um colega meu da escola tinha uma Strada de cabine estendida com essa gambiarra, mas nessa eu não cheguei a andar. Só lembro do menino comentando de quando o banco chegou a sair do lugar depois de uma freada mais forte, e só não se machucou porque bateu direto no encosto do banco da frente que era macio.

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    3. Salvo pelo mesmo princípio da "compartimentalização" aplicado aos ônibus escolares americanos e que os tornava reconhecidos como o veículo terrestre mais seguro do mundo mesmo antes de alguns estados tornarem obrigatório o uso de cintos de segurança neles. E das caixas de ovos também...

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html