sábado, 17 de novembro de 2018

Clássico: Mercedes-Benz W110 Fintail/Heckflosse

Um daqueles poucos carros com motor Diesel que adentraram o Brasil antes da proibição em '76 foi esse Mercedes-Benz W110, conhecido no exterior como "Fintail" ou "Heckflosse" em referência às saliências nos paralamas traseiros mais discretas em comparação aos "rabos de peixe" das banheiras americanas.
O exemplar das fotos, do ano de '67, esteve numa exposição de carros antigos no estacionamento do shopping Bourbon Wallig, aqui em Porto Alegre mesmo, e é sem dúvidas um dos veículos que mais me chamou a atenção nesse evento, justamente por ter no motor Diesel um grande destaque em meio a tantos veículos com motor de ignição por faísca.
No entanto, um fato que me deixou intrigado foi o modelo apresentar um emblema que o identificava como 240D, denominação mais frequentemente associada às séries W115 (vulgo "/8" - Barra 8 - Slash Eight - Strich Acht) e W123 que chegaram a ter versões equipadas com o glorioso motor OM616 de 2.4L lançado em '73.
Pelo ano de fabricação, o mais provável é que seja equipado com o motor OM621 que contou com versões de 1.9L, 2.0L e 2.2L, sendo que a menor não chegou a ser usada na série W110 enquanto a maior foi mais direcionada ao utilitário Unimog em virtude do pico de potência a regimes de rotação menores. De qualquer maneira, não se pode negar que se trata de uma preciosidade com grande valor histórico, científico e cultural...

5 comentários:

  1. Carrão, muito bonito mesmo. Parece ser do mesmo modelo que aparecia na minissérie "Decadência", que deu uma briga da Globo com a Igreja Universal na época que foi exibida.

    ResponderExcluir
  2. Bonito é, mas será que esse motor não fica insuficiente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dá para esperar muito desse motor mesmo, em termos de desempenho é bem modesto. Mas a durabilidade é conhecida.

      Excluir
  3. Lindo com certeza é, mas não dá para usar um desses todo dia. Mas um desses ficaria perfeito para chegar causando numa festa de 15 anos ou num casamento.

    ResponderExcluir
  4. Antes de ser informatizado e integrado o sistema de emplacamento dos carros, se fazia cada absurdo na hora de listar modelo e versão, isso quando não era cadastrado só a marca.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo e entre na conversa. Por favor, comente apenas em português, espanhol ou inglês.

Welcome, and get into the talk. Please, comment only either in Portuguese, Spanish or English.


- - LEIA ANTES DE COMENTAR / READ BEFORE COMMENT - -

Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html