Um lugar para os malucos por motores do ciclo Diesel compartilharem experiências. A favor da liberação do Diesel em veículos leves no mercado brasileiro, e de uma oferta mais ampla de biocombustíveis no varejo.
quarta-feira, 7 de novembro de 2018
Caso para reflexão: Ford F-1000 '91 com duplagem de cabine e bagageiro fechado
Mas ao invés de manter uma carroceria aberta atrás, essa recebeu uma tampa traseira semelhante à de um sedan, o que fomenta a discussão em torno do quão mais efetivo poderia ser para consumidores com um perfil mais urbano uma liberação do Diesel em automóveis. Apesar de que a concepção mais pesada possa soar desejável para enfrentar condições de rodagem severas tanto no interior quanto nas ruas e estradas sucateadas nas principais regiões metropolitanas do país, não se pode ignorar que se o uso de motores Diesel fosse autorizado num sedan de verdade até seria possível beneficiar-se não só de um peso menor mas também de uma aerodinâmica mais favorável que a de um utilitário dotado de uma grande área frontal, e da consequente redução no consumo de combustível que se alcançaria com essas condições. Enfim, por mais que as cabines duplas artesanais ainda sejam até bastante apreciadas no Rio Grande do Sul e áreas de influência gaúcha, não deixam de ser uma boa pauta para refletir em torno das vantagens que o fim das restrições ao Diesel poderiam agregar...
6 comentários:
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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.
It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.
Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html
Faz tempo que eu não vejo uma F-1000 de cabine dupla em São Paulo. O mais perto que eu ainda vejo uma vez ou outra é a cabine estendida daquele modelo mais moderno.
ResponderExcluirJá cheguei a ver um Landau com motor Perkins. Realmente, para quem quisesse um carro de luxo com motor a diesel ao invés de uma pick-up transformada, teria feito mais sentido.
ResponderExcluirSiempre me han asombrado esas camionetas carrozadas como sedán en Brasil, mientras en Argentina se las carrozaban como rancheras/wagons.
ResponderExcluirAté já vi algumas nesse estilo quando eu era pequena, mas a essa altura do campeonato achava que já tinham desmanchado todas. Faz tempo que não vejo uma parecida.
ResponderExcluirEu tenho visto mais daquelas com carroceria aberta mesmo, e com só duas portas.
ExcluirCom duas portas eu até vejo bem de vez em quando também.
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