E mesmo que após a remodelação brasileira de '60 a Rural Willys tenha contado com opção do motor Perkins 4.203 de 3.3L entre '62 e '63, o fato de ser mais pesado e abrutalhado comparado aos motores de porte menor e faixas de rotação mais alta usados em modelos estrangeiros da linha Jeep não teria a mesma facilidade para desmistificar esse tipo de motorização em veículos de outras categorias menos otimizadas para as condições de rodagem mais severas. E apesar do impacto no custo inicial atrelado à opção de um motor Diesel, que tinha o inconveniente de não parecer tão competitivo numa época de gasolina mais barata, no fim das contas a Toyota acabou sendo beneficiada como a fabricante que teve a maior escala de produção para veículos de uso misto com motor Diesel quando o Bandeirante praticamente não enfrentava concorrentes antes da reabertura das importações em '90.
Um lugar para os malucos por motores do ciclo Diesel compartilharem experiências. A favor da liberação do Diesel em veículos leves no mercado brasileiro, e de uma oferta mais ampla de biocombustíveis no varejo.
segunda-feira, 30 de março de 2020
Breve reflexão: Jeep CJ-5, Rural Willys e oportunidades perdidas para uma popularização do Diesel no Brasil
E mesmo que após a remodelação brasileira de '60 a Rural Willys tenha contado com opção do motor Perkins 4.203 de 3.3L entre '62 e '63, o fato de ser mais pesado e abrutalhado comparado aos motores de porte menor e faixas de rotação mais alta usados em modelos estrangeiros da linha Jeep não teria a mesma facilidade para desmistificar esse tipo de motorização em veículos de outras categorias menos otimizadas para as condições de rodagem mais severas. E apesar do impacto no custo inicial atrelado à opção de um motor Diesel, que tinha o inconveniente de não parecer tão competitivo numa época de gasolina mais barata, no fim das contas a Toyota acabou sendo beneficiada como a fabricante que teve a maior escala de produção para veículos de uso misto com motor Diesel quando o Bandeirante praticamente não enfrentava concorrentes antes da reabertura das importações em '90.
3 comentários:
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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.
It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.
Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html
Como provavelmente a Rural acabava sendo um pouco menos rústica, e o Jeep às vezes assumia até a função de trator nas fazendas, de repente tivesse sido mais oportuno oferecer nele o motor Perkins.
ResponderExcluirAgora parece mais fácil aceitar motor 2.0 turbo no Jeep Renegade e no Compass, mas será que na época do Jeep antigo daria certo um motor tão pequeno e sem turbo? Talvez fosse melhor usar esses motores em carro pequeno mesmo.
ResponderExcluirSó vendo para saber, apesar de que tanto o Brasil quanto os Estados Unidos conseguiram manter a guerra longe dos respectivos territórios levou a uma ilusão de que não seria prioridade economizar combustível como faziam os europeus durante o que os britânicos se referem como "anos de austeridade".
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