quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Clássico moderno: Toyota Land Cruiser J100

Um dos modelos mais apreciados por guerrilhas e grupos paramilitares em geral, e que também acabou sendo amplamente adotado por forças militares regulares e missões diplomáticas devido à resistência ao uso severo e capacidade para receber blindagens com altos graus de proteção contra diversos calibres e até alguns dispositivos explosivos, o Toyota Land Cruiser 100 foi produzido de '98 a 2007 sendo o último a oferecer motores de 6 cilindros em linha, entre os quais o 1HZ Diesel de injeção indireta e o 1HD-FTE turbodiesel já com injeção direta e 4 válvulas por cilindro além do gerenciamento eletrônico, ambos com a cilindrada de 4.2L e comando de válvulas no cabeçote sincronizado somente por engrenagens. Entre os motores a gasolina, podia ser equipado com o 1FZ-FE de 6 cilindros em linha e 4.5L com comando de válvulas duplo no cabeçote e sincronizado por corrente ou o 2UZ-FE que com 4.7L foi o primeiro V8 oferecido na série Land Cruiser com comando de válvulas duplo nos cabeçotes sincronizado por correia dentada. Marcante nessa série é ter preservado o caráter mais utilitário da linha de motores Diesel, mantendo o 1HZ para as regiões onde as normas de emissões ainda se mantinham menos estritas e a baixa qualidade do óleo diesel oferecido regularmente o tornava mais apropriado em comparação ao 1HD-FTE que a grosso modo ainda pode ser considerado uma parte do ciclo evolutivo iniciado com o 1HZ.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html