quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Uma observação sobre as vantagens na desativação do EGR

Uma das ameaças mais graves à eficiência de motores Diesel, e que passou a ser mais conhecida no mercado brasileiro quando foram introduzidas localmente as normas de controle de emissões CONAMA P7, equivalentes à Euro-5, o EGR tem efeitos que vão além do consumo excessivo de óleo diesel, aumento das emissões de material particulado e deposições de resíduos carbonizados no coletor de admissão podendo levar a obstruções no fluxo de ar, agravando ainda mais os prejuízos ao desempenho decorrentes do próprio funcionamento do sistema.

Com o aumento na emissão de material particulado, o sistema de escapamento também fica comprometido, e um dos componentes mais afetados é o filtro DPF, que devido à sobrecarga acaba por requerer intervalos menores entre os ciclos de regeneração. Catalisadores, tanto de núcleo cerâmico quanto metálico, também podem ter entupimentos, que em determinadas circunstâncias podem levar a um superaquecimento da tubulação até mesmo a ponto de provocar um grave risco de incêndio. As obstruções no escapamento acabam por comprometer também a ação do turbocompressor, devido ao fluxo mais lento...

Um dos aspectos mais críticos do EGR está relacionado à manutenção: devido à maior deposição de resíduos tanto ao redor da válvula quanto no coletor de admissão, tais componentes necessitam de mais cuidados, e eventualmente serem desmontados para descarbonização. Além disso, há um risco maior de contaminações do óleo lubrificante, que passa a requerer substituição mais freqüente para que seja mantida a correta lubrificação de modo a preservar a longevidade do motor.

Outro problema é a menor tolerância a variações na qualidade dos combustíveis: qualquer óleo diesel com teor de enxofre mais elevado passa a ser uma ameaça, visto que a formação de compostos sulfurosos e a recirculação dos mesmos por dentro do motor é mais intensa, tornando o Diesel S-50 (ou S-35 no Chile e Paraguai, e em breve o Diesel S-10 em substituição ao S-50) imprescindível. Entre os combustíveis alternativos, as maiores dificuldades estão relacionadas ao uso de óleos vegetais puros (tanto virgens quanto residuais), e assim restam basicamente como opções o biodiesel, o etanol e o óleo diesel de cana-de-açúcar.

Criou-se ainda um mito de que o EGR poderia levar a uma redução na incidência de superaquecimento nos motores, mas tal afirmação é um grande equivoco: os gases de escapamento antes de serem readmitidos passam por um cooler conectado radiador, portanto o calor continua circulando pelo sistema de refrigeração. Vale destacar que os gases não chegam a ser totalmente resfriados, ou seja, ainda são admitidos a uma temperatura relativamente alta, logo com uma massa menos densa. De tal forma, a desativação do EGR mostra-se benéfica ao permitir que seja admitido um volume de ar mais frio e denso, com uma quantidade maior de oxigênio, promovendo então um processo de combustão mais completo e eficiente.

Apesar de um aumento nas emissões de óxidos de nitrogênio, podendo levar à reprovação do veículo em inspeções ambientais por conta da desativação do EGR, tal procedimento apresenta vantagens incontestáveis em aplicação prática.

Um comentário:

  1. Trabalho numa empresa de ônibus e tivemos alguns problemas com o EGR desde o ano passado. Até já tem alguns ônibus que tiveram o EGR tampado dos 2 lados para não jogar mais fumaça no coletor, só não pudemos desmontar todo o EGR para não dar erro no módulo.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html