sábado, 1 de dezembro de 2012

A ironia dos híbridos

Nas últimas 3 décadas, os motores Diesel tem apresentado uma evolução significativamente mais intensa que os concorrentes de ignição por faísca. Para torná-los mais atraentes a alguns consumidores com um nível de exigência elevado, o turbocompressor despontou como uma alternativa para aproximar a relação peso/potência, dispositivos de freio-motor oferecem potência de frenagem muitas vezes mais efetiva que num motor a gasolina, e uma maior precisão dos sistemas de injeção passou a manter a infame "fumaça preta" cada vez mais relegada ao passado. Todas essas melhorias, no entanto, levam a um custo substancialmente mais alto, que no entanto permanece fortemente justificado por vantagens operacionais.
A evolução vem sendo tão significativa que mesmo veículos de luxo, como a Volvo XC70, podem ser encontrados com opção de motor Diesel em alguns dos principais mercados mundiais. E até mesmo fabricantes com a imagem fortemente vinculada à esportividade, como a Porsche, estão investindo no Diesel, com modelos como o Panamera.

É sempre assim, 2 pesos e duas medidas...
De uns 15 anos para cá, os híbridos começaram a emergir como uma alternativa para reduzir o consumo de combustível. Inebriados por um falso otimismo, consumidores que ainda cultivavam preconceitos contra o Diesel passaram a ver em modelos como o Toyota Prius uma opção mais adequada.
Em função dos motores de ignição por faísca normalmente terem um custo inicial inferior a um Diesel nas mesmas faixas de potência e/ou torque, ou eventualmente uma potência inferior mas ainda capaz de prover desempenho comparável, os híbridos passaram a ser equivocadamente apontados como uma alternativa com relação custo/benefício tão favorável quanto o Diesel. Cabe salientar, no entanto, que a complexidade técnica agregada pelo sistema auxiliar de tração elétrica envolve um acréscimo ainda maior ao preço do veículo, passa a exigir uma mão-de-obra mais especializada e impõe maiores riscos à segurança durante procedimentos de manutenção em função das altas tensões envolvidas.

A maior intensidade das extrações minerais necessárias tanto para fornecer matérias-primas adicionais à produção de um híbrido quanto para promover a energia necessária aos processos industriais também deve ser levada em consideração, bem como dificuldades técnicas associadas à reciclabilidade de alguns componentes como as baterias tracionárias. Assim, toda a expectativa desenvolvida em torno de um viés "ecologicamente-correto" acaba mostrando-se um tanto equivocada...

Num modelo de porte semelhante movido a óleo diesel, como o Toyota Corolla, já é possível obter médias de consumo iguais ou até melhores que num Prius, além do custo de aquisição ser cerca de 30% mais acessível. Vale lembrar que, apesar de algumas versões serem equipadas com motores modernos como o 1.4D4-D, a atual geração ainda pode ser encontrada em alguns países com o antigo 2C, aspirado e com injeção indireta, de 2.0L e modestos 71cv que, apesar de não se enquadrar nas atuais normas Euro-5, não chega a ser de todo ruim, tomando por referência alguns aspectos contraditórios do padrão Euro-5...

Apesar de todo o entusiasmo em torno de uma suposta vantagem dos híbridos no tocante a custos de aquisição e manutenção, concorrentes diretos dotados de motor Diesel continuam apresentando vantagens incontestáveis nas respectivas categorias...

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html