domingo, 29 de abril de 2012

Diesel e esportividade: o tabu vem caindo...

A uns 2 dias atrás, um fato que eu não esperava presenciar tão cedo acabou por me surpreender: enquanto eu observava um Subaru Impreza WRX exposto no shopping Iguatemi de Porto Alegre, um idoso que passava pelo local indagou ao vendedor que acompanhava o veículo se o mesmo era movido a óleo diesel...
Por mais que motores Diesel apresentem qualidades técnicas que podem ser exploradas nos esportivos, os preconceitos ainda muito fortes e as restrições burocráticas brasileiras acabam por desestimular o interesse por esse tipo de propulsor. Nem mesmo a popularidade do etanol tem servido para promover o ciclo Diesel como um contraponto à ineficiência da atual geração de motores flex com ignição por faísca...
No fim das contas, por mais que ainda seja apenas um caso isolado, já é um indício de que o tabu vem caindo...

2 comentários:

  1. É,NÓS IDOSOS ESPERAMOS ANSIOSAMENTE POR ESTE TIPO DE PROPULSOR. ESPERO UM DIA PODER VER UM DESES MOVIDOS POR UM BOXER DIESEL DE PRIMEIRA LINHA. SERIA UM SONHO SE REALIZANDO. MAS O NOSSO BRASIL VELHO CONTINUA SENDO MUITO MAL ADMINISTRADO. O QUE É BOM, ÚTIL E EFICIENTE FICA RESERVADO PARA POUCOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem eventualmente teve a chance de rodar num Mercedes-Benz anterior a '76 e LEGALIZADO ou então numa Saveiro a diesel já sabe como é bom. Quanto à má administração brasileira, é o que faz esse país tão rico em recursos naturais permanecer como uma mera república das bananas...

      Excluir

Seja bem-vindo e entre na conversa. Por favor, comente apenas em português, espanhol ou inglês.

Welcome, and get into the talk. Please, comment only either in Portuguese, Spanish or English.


- - LEIA ANTES DE COMENTAR / READ BEFORE COMMENT - -

Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html