domingo, 23 de fevereiro de 2020

Caso para reflexão: Hyundai Xcent/Grand i10 Sedan

Um daqueles sedãs com menos de 4 metros de comprimento (3,995m) desenvolvidos para o mercado indiano, mas que também encontra alguma receptividade em diversos mercados de exportação como o Uruguai onde é oferecido como Hyundai Grand i10 Sedán, o Xcent conta na Índia com a opção por um motor de 4 cilindros e 1.2L a gasolina ou um turbodiesel de 3 cilindros inicialmente de 1.1L mas que recentemente passou à mesma faixa de cilindrada do motor a gasolina. Com uma diferença entre o preço que fica pouco abaixo de 16% considerando versões básicas e que não chega a 12% nas top de linha, o turbodiesel já proporciona um incremento de cerca de 26% na economia de combustível. Considerando que no Brasil recentemente tem ressurgido a opção por motores turbo flex de 1.0L em alguns modelos cuja proposta não é tão substancialmente diferente mas, podendo ser observado que a alíquota de IPI menor para motores nessa faixa de cilindrada em comparação a um motor aspirado de cilindrada mais alta pese mais a favor dessa estratégia do que outros fatores, o Hyundai Xcent oferece mais um cenário para fomentar a reflexão em torno da viabilidade técnica e econômica que a eventual liberação do Diesel poderia trazer ao país.

2 comentários:

  1. Vi um desses com placa da Bolívia no Guarujá mês passado.

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  2. Me enoja que la versión CRDi no estea a venta en Filipinas.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html