sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Kia Sportage de 2ª geração com motor turbodiesel

Durante o verão, a presença de turistas estrangeiros torna mais comum se deparar com versões turbodiesel de alguns modelos que só tiveram oferecidos no Brasil motores a gasolina ou flex, caso dessa Kia Sportage de 2ª geração com o motor VM Motori RA 420 SOHC produzido sob licença na Coréia do Sul. Ainda que tenha mantido a tração 4X4 ao menos como opcional, essa geração que deixava de lado a brutalidade de um SUV à moda antiga acabou não tendo homologadas versões Diesel no Brasil devido à ausência da "reduzida" ou de uma relação mais curta da 1ª marcha que pudesse ser equiparada, tendo em vista a capacidade de carga nominal inferior a uma tonelada e acomodação para menos de 9 passageiros além do condutor. O exemplar em questão estava com placas do Paraguai, mas a presença de repetidores dos indicadores de direção nos paralamas dianteiros acaba deixando dúvidas quanto à procedência, se foi importado ainda 0km ou já usado da própria Coréia do Sul ou de outro mercado de exportação como a Europa.

Um comentário:

  1. É pena que esse motor não fosse usado no Brasil, ficaria bom para andar pela Amazônia.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo e entre na conversa. Por favor, comente apenas em português, espanhol ou inglês.

Welcome, and get into the talk. Please, comment only either in Portuguese, Spanish or English.


- - LEIA ANTES DE COMENTAR / READ BEFORE COMMENT - -

Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html