terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Tratores a gás: alternativa controversa

Procurando no meu acervo fotográfico, encontrei imagens de 2009 nas quais aparecem esses tratores Agrale, o modelo acima um 4100 Industrial a serviço da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e o modelo abaixo um 4230 Industrial exibido numa feira agropecuária na cidade de Capivari do Sul-RS, ambos movidos a gás liquefeito de petróleo (GLP - "gás de cozinha"). Vários fatores devem ser considerados ao se avaliar a possibilidade de usar tratores movidos a gás, que vão desde o nível de ruídos até as emissões de gases e material particulado, passando pelas inconveniências associadas ao armazenamento do combustível no local. Nesse aspecto, a baixa volatilidade do óleo diesel convencional e outros substitutivos há de ser reconhecida, enquanto o GLP não é exatamente um combustível seguro. Para que os tratores a gás não permaneçam restritos aos galpões industriais, complexos hospitalares e outras instalações urbanas, até poderia ser usado o gás natural, e eventualmente o biogás/biometano com o objetivo de proporcionar uma maior autonomia energética ao produtor rural, mas ainda é cedo para afirmar que os combustíveis gasosos em associação à ignição por faísca viriam a provocar um impacto muito significativo sobre a hegemonia do Diesel nas máquinas agrícolas. Diga-se de passagem, o regime de operação de um trator, que envolve horas quase ininterruptas em faixas de rotação constante, tanto para movimentar o mesmo quanto para acionar implementos através das tomadas de força (PTO - power take-off) que podem ser tanto mecânicas quanto hidráulicas, até se mostra favorável ao uso de óleos vegetais brutos como combustível alternativo devido ao calor residual que pode ser recuperado para promover o aquecimento do óleo. E o gás? Pode ficar para o fogão mesmo...

11 comentários:

  1. Do jeito que o gás de cozinha anda caro, fica difícil de usar trator a gás numa fazenda.

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  2. Eu acho que seria viável usar trator a gás de cozinha. O único problema seria não poder passar por vias públicas.

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    1. Depois que eu vi empilhadeira movida a GLP emplacada manobrando normalmente na rua, não duvido que a mesma exceção venha a ser aplicada aos tratores.

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  3. Já vi trator de fazenda originalmente a álcool rodando com gás de cozinha.

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  4. Vi esse trator a gás da Santa Casa só uma vez e só de noite. Se passar por lá de dia só vai ver trator a diesel.

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  5. Será que a Agrale vai se ligar e passar a fazer desse modelo de trator para rodar com GNV também? Podiam até fazer como a Caetano Branco que lançou uns motores estacionários movidos a álcool e biogás, perfeito para usar na fazenda.

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    1. Considero pouco provável que venha a ser oferecidas tão cedo versões a gás natural desses tratores Agrale, embora a New Holland esteja testando um modelo que também é apto a rodar com biometano.

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  6. Podia dar certo em lavoura de café. Fora isso, não parece fazer sentido.

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    1. Em qualquer local com acesso fácil a matérias-primas adequadas para a produção de biometano, poderia dar certo. Até em usinas de cana, considerando que a vinhaça pode ser tratada em biodigestor para reduzir a carga salina e ficar mais adequada para reuso como adubo. No caso do uso do bagaço de cana como "volumoso" na alimentação de gado criado em confinamento, também se pode tratar os dejetos do gado no biodigestor.

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  7. Já me disseram que trator a gasolina era mais usado em plantação de café por não fazer aquela fumaça preta, então de repente esses tratores a gás pudessem servir.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html