Um lugar para os malucos por motores do ciclo Diesel compartilharem experiências. A favor da liberação do Diesel em veículos leves no mercado brasileiro, e de uma oferta mais ampla de biocombustíveis no varejo.
domingo, 2 de fevereiro de 2020
4 motivos pelos quais fazem falta motores turbodiesel mais rústicos em segmentos veiculares mais leves
1 - recuperar competitividade diante de motores a gasolina ou flex: ainda que no Brasil alguns modelos como a Ford Ranger já nem disponham da opção pelo motor flex para o atual ano/modelo, outros mercados permanecem receptivos ao motor a gasolina de forma até um tanto surpreendente. O exemplo mais digno de nota é do Uruguai, onde em outras épocas parecia incontestável a preferência por motores Diesel devido não só a um custo mais favorável do combustível mas também em função da rusticidade. Com os motores a gasolina nesse segmento tendo evoluído menos do que os similares turbodiesel nos mercados emergentes, e portanto assegurando uma imagem de maior facilidade de manutenção além da diferença de custos iniciais, sacrificar a economia de combustível inerente aos motores turbodiesel parece mais palatável.
2 - beneficiar quem utilize os veículos efetivamente a trabalho: levando em consideração que os motores a gasolina ainda oferecidos em pick-ups médias costumam ser bem mais modestos em comparação a similares destinados ao mercado americano, ficaria até mais fácil um motor turbodiesel de concepção mais rústica ainda conseguir oferecer um desempenho que se mantenha satisfatório tanto para usuários particulares quanto profissionais que de outra maneira teriam que arcar com um custo maior para uma ferramenta de trabalho. Naturalmente em algumas aplicações mais específicas nas quais um desempenho vigoroso normalmente tratado como consequência quase que exclusiva do atual estágio evolutivo dos motores turbodiesel de alta rotação, poderia não parecer tão convidativa a idéia de retomar ao menos um pouco da rusticidade, mas tal situação está longe de ser uma verdade absoluta...
3 - facilidade de manutenção e confiabilidade em condições operacionais críticas: um caso digno de nota é o uso em veículos de emergência, como viaturas de resgate do Corpo de Bombeiros, e pode até parecer num primeiro momento que um motor de concepção mais moderna tenha só vantagens. No entanto, há de se destacar que um motor mais rústico que compense um regime de rotações mais modesto (e eventualmente até uma quantidade de cilindros menor visando uma modularidade com o projeto de motores hoje destinados a caminhões) com uma faixa de cilindrada maior para oferecer um desempenho ao menos equivalente ao de modelos hoje disponíveis no mercado acabaria dispondo de uma maior durabilidade e intervalos para manutenção mais espaçados, além de ter menos partes potencialmente vulneráveis a falhas durante a operação do motor. Como já dizia o inesquecível João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, "peça que não entra no carro não quebra"...
4 - facilidade para atender ao mercado de reposição: considerando que tanto alguns motores mais modernos podem se tornar demasiado caros ao chegar o momento de se fazer uma retífica quanto um modelo mais antigo pode ter uma menor disponibilidade de suporte técnico adequado, não deixaria de ser interessante a idéia de se recorrer a um engine swap. Ainda que dependendo do ano de fabricação do veículo possa ser exigido o gerenciamento eletrônico para se manter enquadrado nas normas de emissões para as quais foram homologados, gerações anteriores de um mesmo modelo até podem ser equipados mesmo com um motor "de trator" com injeção 100% mecânica.
2 comentários:
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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.
It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.
Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html
Aí sim os agroboys de posto iam querer encher a boca para dizer que tem motor bruto, de trator. Mas pode ser válido se atender bem quem realmente precisa para trabalhar.
ResponderExcluirTalvez para os agroboys que preferem motor turbodiesel só pelo exibicionismo, um desses mais sofisticados de alta rotação vá permanecer desejável.
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