Não é nenhuma novidade que o Paraguai tem uma frota bastante diversificada, até em função de ser possível tanto importar veículos usados (normalmente com até 10 anos de fabricação) quanto recorrer a motores Diesel sem distinção por capacidades de carga e passageiros ou tração. No caso dessa Kia Carens de 2ª geração, logo chama a atenção o fato de ser equipada com o motor Hyundai D4EA, que é exatamente o mesmo VM Motori RA 420 SOHC também usado na linha Chevrolet nos mercados europeu e asiático. Apesar de haver alguns exemplares desse modelo no Brasil, nenhum conta com esse motor turbodiesel que certamente teve alguma importância para a indústria automobilística coreana crescer em mercados de exportação como o Paraguai em meio ao desinteresse dos japoneses pela aplicação de motores Diesel em veículos leves. Naturalmente, além de ter sido oferecido como 0km por lá, também existe a possibilidade desse modelo ter chegado ao Paraguai já usado, a exemplo de tantos carros japoneses que se vê nas mãos de turistas paraguaios no litoral brasileiro durante o verão. Certamente o menor consumo de combustível em comparação ao motor G4KA a gasolina também de 2.0L que foi usado no Brasil deve tornar mais prazerosa a viagem dos paragua...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo e entre na conversa. Por favor, comente apenas em português, espanhol ou inglês.
Welcome, and get into the talk. Please, comment only either in Portuguese, Spanish or English.
- - LEIA ANTES DE COMENTAR / READ BEFORE COMMENT - -
Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.
It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.
Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html